Criação de projeto voltado ao combate às fake news com o desenvolvimento de um aplicativo para criar um canal unificado de compartilhamento de notícias confiáveis referentes aos números de casos de Covid-19, bem como de ações de solidariedade na região do ABC Paulista.
Desenvolvimento de projetos de enfrentamento à Covid-19, incluindo temáticas relacionadas à proteção de crianças e adolescentes em tempos de pandemia, combate às fake news e segurança alimentar. Iniciativas realizadas via edital de apoio do Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX).
Criação do "Respira e não pira", projeto institucional com transmissões em mídias e redes sociais (Facebook e Youtube), sobre temas importantes relativos à vida acadêmica e ao novo coronavírus.
Realização de rodas de conversa, ao ar livre, para orientação sobre as medidas preventivas do coronavírus aos trabalhadores de empresas terceirizadas.
Criação do "Café com Saberes LGBTQIA+”, programa voltado a orientações sobre a Covid-19.
Realização das palestras “One Health Approach in Diseases Without Pandemic Potential” e “Desinformação, News Literacy e Divulgação Científica”.
Promoção de webpalestras sobre Covid-19 divulgadas e disponibilizadas pela unidade de Telessaúde.
Participação na CPI da Pandemia com representação do epidemiologista e ex-reitor Pedro Hallal, líder das pesquisas EPICOVID.
Realização de lives mensais pelo Comitê Emergencial de Crise – Covid-19 para divulgação de informações sobre o cenário de pandemia nas regiões onde universidade possui unidades acadêmicas.
Participação no InformaSUS, plataforma colaborativa que reúne docentes, técnico-administrativos de diferentes cursos da área da saúde e outras, para a produção de conteúdo e curadoria de informações, com grupos de trabalho em temáticas que incluem Farmacologia, Neurologia, Pessoas Idosas, Saúde da Criança, Saúde Indígena, Saúde Mental, etc. Também dedicou-se ao desenvolvimento de diversas campanhas voltadas à prevenção nas redes sociais (sobre medidas como o uso correto de máscaras e a importância da vacinação).
Cessão de diversas entrevistas de porta-vozes da universidade, principalmente pesquisadores, para os meios de comunicação.
Lançamento do Programa “Comunica UFU Contra o Corona”, exibido no canal do Youtube, que apresenta informações com fundamentação científica.
Divulgação de informações relevantes e confiáveis sobre a pandemia, por meio da Diretoria de Comunicação Institucional, como a avaliação de exames diagnósticos, qualidade de álcool em gel, identificação de variantes, relação entre clima e Covid-19, uso de hidroxicloroquina, desenvolvimento das vacinas, além dos cuidados necessários no retorno às atividades presenciais.
Realização do ciclo de palestras “Ações e desafios no enfrentamento à Covid-19” no Brasil.
Realização de lives e palestras de diferentes áreas do conhecimento sobre diferentes aspectos da pandemia, inclusive abordagens específicas sobre desigualdade, questões territoriais e etnicorraciais.
Promoção de palestras e lives com orientações sobre prevenção da Covid-19 e programas específicos sobre vacinas.
Realização de lives por meio do projeto "Alô Corona" no Campus Uruguaiana. Acadêmicas do curso de Farmácia garantiram a participação da universidade no Programa Brasil Conta Comigo.
Realização de mesa redonda com discussões sobre temas como Prevenção em Saúde Mental, com professores, psiquiatras e psicólogos.
Realização de entrevistas em mídias jornalísticas, palestras, lives e eventos para tratar questões relacionadas à Covid-19, voltados à população em geral e também aos gestores públicos, em diversos campi da universidade, como o Campus Dois Vizinhos, Santa Helena e Toledo.
Desenvolvimento de projetos de Extensão do campus Floresta, “Educação para os Direitos Humanos diante da pandemia da Covid-19: A Conscientização Nunca Foi Tão Imprescindível” e “A Biologia da Ufac contra a Covid-19”, que foram convidados a integrar a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), por sua atuação nas redes sociais.
Desenvolvimento de projetos de enfrentamento à Covid-19, incluindo temáticas relacionadas à proteção de crianças e adolescentes em tempos de pandemia, combate às fake news e segurança alimentar. Iniciativas realizadas via edital de apoio do Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX).
Publicação de informações em rede social sobre Covid-19 com foco nas gestantes e puérperas, como parte de projeto de Extensão interdisciplinar, com participação dos cursos de: Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia Medicina, Nutrição e Psicologia, visando trabalhar com recomendações da OMS na garantia de uma experiência positiva de parto em hospital.
Publicação de vídeos de 1 minuto no Instagram no âmbito do projeto “Ciência em Gotas” para a divulgação de artigos científicos publicados em revistas internacionais sobre a Covid-19.
Criação de uma página exclusiva para orientar a comunidade acadêmica, concentrando peças das campanhas informativas formuladas pela universidade, que também foram divulgadas nas redes sociais.
Divulgação de notícias das ações de enfrentamento à Covid-19 nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter, e campanha colaborativa “Minha dica de quarentena”.
Criação da força-tarefa "Amerek", que visa a divulgação científica, confiável e compreensível ao público, contando com colaboração de pesquisadores, jornalistas e comunicólogos de várias instituições brasileiras e de outros países, com publicações no Instagram, Facebook e Twitter.
Criação de perfis institucionais nas principais mídias sociais (Facebook e Instagram), para divulgação de informações científicas acessível sobre a Covid-19 e suas consequências, alcançando público de diversos estados brasileiros.
Desenvolvimento de campanhas de conscientização sobre orientações de saúde, comportamento social frente a pandemia, boas práticas de limpeza, combate a fakenews, etc.
Produção de conteúdo para os perfis oficiais nas redes Facebook, Instagram e Twitter, com o objetivo de divulgar e prover informações e orientações atualizadas à comunidade sobre a pandemia.
Lançamento de página web no início da pandemia, quando faltavam dados oficiais disponíveis, dentro da Plataforma Kurt Kloetzel, que reúne gráficos e facilita o acompanhamento da evolução da epidemia de Covid-19 no país e nos estados. Ação realizada pelo Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFPel.
Divulgação de orientações à comunidade acadêmica em seus canais de comunicação, e execução de diversos trabalhos em diferentes plataformas. Vídeos explicativos com cientistas da universidade; Vídeos tirando dúvidas da sociedade (Fale com o cientista); Cartilha (em PDF online) para campanha de ações de prevenção; Posts de orientação e prevenção em redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube); Criação de um assistente virtual no Facebook Messenger que esclarece as dúvidas sobre o novo Coronavírus (Covid-19).
Utilização de perfis da universidade para divulgação nas redes Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Youtube.
Centralização de informações sobre a Covid-19 no portal da instituição, com dados sobre prevenção e combate ao vírus. Produção de campanha institucional, com informações atualizadas, tirando dúvidas sobre vacinação, veiculando informações baseada em evidências científicas, combatendo desinformação e fake news. Criação de série de publicações semanais, em formato de cards, intitulada: "Tira dúvidas da Covid-19".
Utilização de perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram) para informação e combate às falsas informações relacionadas aos tratamentos, terapias e medidas de enfrentamento à epidemia de Covid-19. Divulgação de conceitos e interpretações dos indicadores epidemiológicos utilizados para o monitoramento e tomada de decisão em saúde.
Realização de campanhas realizadas no Youtube, Facebook e Instagram com informações sobre protocolos de prevenção, divulgação das ações da universidade e arrecadação de insumos para Hospital das Clínicas.
Atuação nas redes sociais com os projetos “UnB Perto de Você: mostra de extensão atuante durante a pandemia (virtual)”, “20a Semana Universitária (virtual)” e “Semana do Meio Ambiente do CDS”, com a apresentação de reflexões sobre o mundo pós-Covid-19.
Criação de campanhas nos perfis oficiais das redes sociais Facebook, Instagram, Linkedin, com disparos para Whatsapp. Alcance de mais de 600 mil pessoas.
Mapeamento e divulgação de projetos de pesquisa e iniciativas da instituição em sites específicos.
Divulgação de diversas notícias nas redes sociais, com campanhas de prevenção e divulgação científica relacionadas à Covid-19, e desenvolvimento de broadcast de servidores e alunos, ampliando articulações e parcerias (Campus Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Ponta Grossa, Guarapuava).
Desenvolvimento de projetos de enfrentamento à Covid-19, incluindo temáticas relacionadas à proteção de crianças e adolescentes em tempos de pandemia, combate às fake news e segurança alimentar. Iniciativas realizadas via edital de apoio do Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX).
Criação de programa de rádio e podcast, com diversas edições dedicadas ao tema da Covid-19 com o objetivo de disseminar informações e orientações confiáveis sobre a pandemia.
Divulgação de notícias das ações de enfrentamento à Covid-19 no portal oficial, na programação jornalística da Rádio Universidade e na TV UFMA.
Participação constante do epidemiologista e ex-reitor Pedro Hallal, líder das pesquisas EPICOVID, nas mídias nacionais, levando para a população informações atualizadas sobre todos os aspectos da pandemia no país.
Criação do podcast “Quarentena”, que contou com 280 episódios diários em 2020, e posteriores edições semanais. Produto de maior maior impacto público, com mais de 400 mil audições.
Realização de atendimento a diversas demandas e designação de porta-vozes para responder questões, principalmente sobre a vacina e outros temas relacionados ao Hospital São Paulo.
Desenvolvimento de projetos de enfrentamento à Covid-19, incluindo temáticas relacionadas à proteção de crianças e adolescentes em tempos de pandemia, combate às fake news e segurança alimentar. Iniciativas realizadas via edital de apoio do Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX).
Criação da newsletter “UFCSPA no combate e prevenção à Covid-19” pelo gabinete da reitoria, com o objetivo de produzir resumos das estratégias institucionais (a cada 15 dias). O produto foi enviado aos veículos de mídia do RS, instituições parceiras, órgãos de fomento e de regulação, conselhos e associações profissionais, imprensa e instituições parceiras, com 24 edições.
Desenvolvimento do projeto “Entre discursos: a (des)construção de uma pandemia no espaço discursivo do jornalismo brasileiro”.
Elaboração do “Relatório Covid-19”, que compilou e apresentou diversas ações acadêmicas, administrativas e de enfrentamento à Covid-19, desenvolvidas nos campi durante o período.
Divulgação de notícias sobre a pandemia por meio do Projeto de extensão “UTFPR-DV News”, realizando também orientações procedimentais, de conscientização e de prevenção (Campus Dois Vizinhos).