Nota Metodológica

Introdução

As Universidades e Institutos de Pesquisa Públicos Brasileiros atuaram e seguem atuando de forma decisiva na defesa da vida durante a pandemia da Covid-19. Registrar e produzir balanços sobre essa atuação, contribuindo para a sua divulgação à sociedade e futuros balanços históricos, é trabalho fundamental para o reconhecimento mais amplo do papel dessas instituições no desenvolvimento democrático, justo e soberano do nosso país.
 Com o objetivo de contribuir com esse trabalho, o Centro de Estudos SoU_Ciência (https://souciencia.unifesp.br/), baseado na Unifesp, com pesquisadores e comitê científico envolvendo 26 universidades brasileiras, desenvolveu a presente pesquisa em parceria com a ANDIFES - Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior. O estudo teve o intuito de mapear e compreender como as universidades públicas, institutos de pesquisa e tecnológicos, pesquisadores(as), estudantes, técnicos(as)-TAE, professores(as) e cientistas brasileiros(as) trabalharam (e ainda trabalham) no enfrentamento da pandemia da Covid-19. 
Como principal produto desse trabalho conjunto, foi construído o presente painel informativo Universidades em Defesa da Vida: atuação das federais na pandemia da Covid-19, compondo um quadro sistematizado das ações desenvolvidas pelas universidades públicas federais em diferentes áreas de conhecimento. O painel apresenta ações e pesquisas na área da saúde e no atendimento da população numa perspectiva ampliada de garantia do direito à vida, abarcando ações na linha de frente em saúde e pesquisas relacionadas à prevenção, tratamento e controle da pandemia, ações nas áreas de direitos humanos, combate à fome, redução de vulnerabilidades sociais e apoio à educação básica, bem como informações acerca da produção bibliográfica no tema e estudos de casos sobre atuações regionais, centros e temas emergentes e contribuições mais notáveis.

Desenvolvimento

Na primeira etapa da pesquisa, iniciada em outubro de 2021, em parceria com a ANDIFES, foram contatadas as universidades públicas federais e coletadas informações em um formulário com perguntas abertas. O formulário foi enviado às 68 universidades federais em 20 de outubro de 2021 e, com a prorrogação do prazo, as respostas foram recebidas até o final de fevereiro de 2022.

Desse levantamento de dados junto às universidades públicas foram obtidas respostas de 39 instituições (55% do total). Nessa etapa da pesquisa, também foi realizada a busca ativa de relatórios, matérias de mídias, artigos e vídeos, bem como foi feita a extração de dados de painel produzido pelo Ministério da Educação (MEC), em 2020, para efeito comparativo e de apoio à pesquisa. A investigação também incluiu a pesquisa em plataformas sobre a produção acadêmica e as publicações científicas sobre a temática, nas diversas áreas de conhecimento, realizadas no Brasil. Finalmente, o trabalho também envolveu a realização de reuniões com atores relevantes nas áreas de pesquisa, e a elaboração de estudos de casos sobre temáticas destacadas.

Com 14 perguntas abertas e qualitativas, o formulário enviado às IFES incluiu a solicitação de complementar as respostas com links de notícias, artigos, relatórios, vídeos etc., e a indicação de pessoas de contato, visando a busca de mais informações, se necessário, para a construção do painel, vídeos e relatórios da pesquisa. Foram abordados no formulário os seguintes temas: 1- Comitês de Enfrentamento; 2- Atenção aos mais vulneráveis; 3- Extensão e ações de solidariedade; 4- Linha de frente; 5- Formação de pessoal; 6- Vacinas, testes e fármacos; 7- Pesquisas básicas e experimentais; 8- Pesquisas Clínicas; 9- Pesquisas Socioeconômicas; 10- Tecnologia e inovação; 11- Campanhas e divulgação científica; 12- Apoio à educação básica; 13- Ações para o pós-pandemia; 14- Outras ações relevantes.

Resultados

Para a análise e a sistematização das respostas obtidas, como verifica-se na consulta ao Painel, os dados foram organizados em 5 EIXOS DE ATUAÇÃO, subdivididos em categorias e subcategorias de ações realizadas pelas universidades federais no enfrentamento à pandemia. O Painel apresenta a descrição sucinta de mais de 1.000 ações desenvolvidas pelas universidades públicas federais brasileiras, e em muitas das ações, há também links com notícias, vídeos ou relatórios.  Abaixo, os eixos temáticos das ações: 

EIXO 1 – Organização para atuar no contexto Pandemia 

1.1 Gerenciamento / Planejamento do enfrentamento à Covid-19
1.2 Atuação na elaboração de Planos Emergenciais
1.3 Participação em Comissões instituídas e fundos de Combate à Pandemia
1.4 Participação em Redes Nacionais e Internacionais
1.5 Captação de recursos públicos e privados

EIXO 2 - Atenção à Saúde

2.1 Serviços / Atendimento
2.2 Telessaúde
2.3 Testagem
2.4 Vacinação
2.5 Vigilância Epidemiológica

EIXO 3 - Extensão e Solidariedade

3.1 Segurança alimentar e combate à fome
3.2 Geração de trabalho e renda
3.3 Produção e distribuição de EPI e itens de higiene pessoal 
3.4 Combate à violência doméstica/de gênero
3.5 Assessoria Jurídica e Assistência Social
3.6 Auxílio à comunidade universitária (estudantes em situação de vulnerabilidade social)
3.7 Formação e apoio à comunidade escolar (Educação Básica)
3.8 Organização de Trabalho Voluntário

EIXO 4 - Pesquisa, Tecnologia e Inovação

4.1 Pesquisas Básicas e Experimentais
4.2 Pesquisas Clínicas e Epidemiológicas
4.3 Pesquisas Socioeconômicas
4.4 Pesquisas Educacionais
4.5 Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

EIXO 5 - Ações em Comunicação

5.1 Produção de materiais informativos para campanhas 
5.2 Divulgação de notícias confiáveis/ artigos científicos / combate à fake news 
5.3 Atividades/Cursos/Oficinas para a população 
5.4 Campanhas de conscientização para grupos de risco / população vulnerável 
5.5 Congressos/Seminários/ Encontros Acadêmicos
5.6 Difusão cultural

Como destaques, estamos produzindo 10 estudos de caso que serão publicados no painel ao longo de 2022 com as melhores práticas e no Blog do SoU_Ciência na Folha de S.Paulo, realçando o engajamento do conjunto do sistema em frentes de atuação relevantes e, muitas delas, inovadoras. Os estudos de caso constituem núcleos multimídia de histórias concretas, e envolvem a produção de mini vídeos-animações (de 1 minuto cada), ilustrações, texto, gráficos e links para matérias sobre o tema. Eles são também “portas de entrada” ao Painel, com sua divulgação nas redes sociais, contribuindo para tornar mais conhecida a ampla e diversificada atuação das universidades. Sobre a produção bibliográfica das universidades federais em temas relacionados à pandemia, utilizamos a base de dados da Scopus, para elaborar análises e gráficos sobre essas contribuições. 

Ao lançar publicamente esse Painel neste primeiro semestre de 2022, buscamos contribuir com a defesa da ciência e das universidades e institutos de pesquisas, e aportar subsídios a agendas e programas de governo em debate neste ano de eleições presidenciais. 

Agradecemos o empenho e a colaboração de todas as universidades envolvidas. 

A ciência e a solidariedade salvaram e seguem salvando muitas vidas!

Observação: As universidades federais interessadas em se somar à pesquisa e divulgar suas ações no enfrentamento à pandemia podem entrar em contato conosco no e-mail souciencia@unifesp.br