Produção de cartilha sobre a Covid-19 (equipe multidisciplinar da DSQV/PRODGEP) e criação de projeto para difundir informações sobre alimentação saudável, nutrição e saúde, com dicas de planejamento de compras, orientação sobre uso de máscara e EPIs.
Produção de cartilha para prevenção da Covid-19 para comunidade acadêmica.
Produção de videos educativos para evitar riscos em serviços de saúde.
Elaboração do Manual de Biossegurança e diversas cartilhas informativas. Criação de campanhas informativas, nos temas: “UFGD em casa”, para disseminar informações sobre prevenção da Covid-19; “UFGD com você”, com vídeos e orientações para atividades remotas e “UFGD pela vida”, com informações para a sociedade em geral.
Realização da mostra de vídeos “Juntos contra a Covid-19”, uma campanha colaborativa de toda a comunidade acadêmica, e da campanha publicitária de conscientização #VocêPodeAjudar.
Produção de série de vídeos informativos sobre prevenção e impactos relacionados à pandemia de Covid-19; De cartilhas com orientações sobre trabalho remoto, saúde e o bem-estar; e com informações sobre cuidados a serem adotados no retorno às atividades presenciais.
Produção e divulgação, pela Diretoria de Comunicação, de programas de rádio e vídeos informativos relativos à campanha contra a Covid-19.
Organização de guia prático (e-book) pelos docentes para profissionais da saúde atuantes na linha de frente da pandemia. O guia foi inspirado em curso sobre manejo clínico de pacientes com a infecção.
Confecção de Plano de Comunicação através da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) para produção de campanhas de conscientização sobre as medidas de segurança, com faixas, cartazes, cartilhas, banners digitais, materiais audiovisuais para a Rádio Educativa UFMS 99.9. Produção de conteúdo para a TV UFMS e mídias sociais, além da transmissão ao vivo de inúmeras lives, webinares e cerimônias de colação de grau.
Criação da página "UFOB contra a Covid" com orientações, protocolos e boletins locais da pandemia na região oeste da Bahia; “Especial de quarentena” vídeos com meditação e orientações sobre saúde mental; concursos de desenho e poesia, cartilhas educativas para combate à Covid-19.
Produção de materiais diversos com informações sobre prevenção e cuidados, além de vídeos temáticos sobre questões ambientais.
Produção de série de vídeos educativos respondendo as dúvidas frequentes sobre a doença (acessíveis em Libras); De cartilha do Instituto de Ciências Biológicas com orientações para prevenção da Covid 19; E de Guia de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para orientar discentes e profissionais no tratamento de pacientes após recuperação da Covid-19.
Divulgação de orientações à comunidade acadêmica por meio dos canais de comunicação da universidade e execução de diversos trabalhos em diferentes plataformas. Entre eles: Vídeos explicativos com cientistas da instituição; Vídeos tirando dúvidas da sociedade (Fale com o cientista); Cartilha (em PDF online) para campanha de ações de prevenção; Posts de orientação e prevenção em redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube); Criação de um assistente virtual no Facebook Messenger que esclarece as dúvidas sobre o novo Coronavírus (Covid-19).
Criação de plataforma específica com informações sobre as ações da universidade em relação ao coronavírus; Elaboração de séries de vídeos e podcasts temáticos sobre diferentes aspectos da pandemia, durante o período de isolamento social e orientações sobre o retorno às atividades presenciais.
Produção de materiais diversos como cartilhas, cursos, vídeos, guias sobre temas variados, relacionados à pandemia.
Desenvolvimento de plataforma Central de Informações sobre a Covid-19 com orientações para estudantes e servidores, dicas de saúde e prevenção.
Publicação de informes sucessivos sobre a importância da prevenção para comunidades interna e externa, com o Boletim Mensal do Observatório sobre o Novo Coronavírus no Sul da Bahia. Elaboração e divulgação de vídeos educativos no canal UFSB TV sobre traramento e prevenção da Covid-19, autocuidado, higiene dos alimentos, exercícios físicos em casa, autovistoria de combate ao mosquito Aedes Aegypti e saúde mental. Houve, ainda, a criação da campanha “A UFSB na Quarentena com Você” para o apoio aos estudantes.
Implementação de iniciativas do Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento (LAbI); Do projeto InformaSUS, para comunicação pública da ciência, concretizando a produção diversificada em duas frentes de trabalho: campanhas de educação sanitária e produtos de divulgação científica (em áudio, vídeo e, também, memes desenvolvidos especialmente para as redes sociais).
Produção de vídeos educacionais para orientar o trabalho de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com as comunidades no enfrentamento à epidemia de Covid-19.
Criação de campanhas educativas com dicas de prevenção e combate ao vírus; orientação para lavagem de mãos e uso de máscara; elaboração de tutorial sobre como fazer máscaras de proteção; orientações de cuidados em atividades rotineiras, como utilizar caixas eletrônicos, cartões de crédito e dinheiro, receber encomendas dos correios e delivery; orientações para profissionais da saúde; dicas de estímulo à economia local, etc.
Criação de página virtual de cunho informativo, produção de boletins epidemiológicos, campanha com série de vídeos com medidas preventivas e Guia de Orientações para atividades presenciais e e-book com protocolos para o retorno seguro.
Produção de materiais diversos para campanhas de conscientização e prevenção, além da criação do Portal Coronavírus com informações atualizadas sobre o funcionamento e as ações da universidade para o enfrentamento da pandemia.
Produção de vídeos informativos e cards para redes sociais.
Criação do Repositório Covid-19, plataforma digital para dar projeção aos esforços da universidade no enfrentamento da pandemia e incentivar a cooperação entre pesquisadores, com uma base de dados ativa, que disponibiliza informações institucionais (sobre comitês instituídos para atuação em resposta à pandemia e sobre funcionamento da universidade durante o combate ao novo coronavírus); notícias e detalhes sobre projetos e produtos gerados pela UnB com foco na temática.
Produção de vídeos e material educativo para orientar sobre medidas de prevenção e uso de máscaras para toda a comunidade; Criação do portal Central de Informação sobre o Coronavírus com notícias, vídeos, webinários, comunicados e informações sobre o retorno seguro das atividades acadêmicas.
Elaboração de materiais audiovisuais para divulgação de informações científicas e cuidados no combate à Covid-19 e do podcast "Saúde sem fake", criado pelo Instituto de Ciências da Saúde.
Desenvolvimento de campanhas de divulgação com informações e orientações para a comunidade acadêmica em geral, com a produção de materiais digitais (PROGEPE/DASST). No âmbito do projeto "Alô Corona", foi responsável pela criação de cartilhas, vídeos, e lives no campus Uruguaiana.
Colaboração da equipe de Vigilância em Saúde na produção de conteúdo e formatação de diversos informativos, tratando do novo coronavírus, recomendações de prevenção, dicas de higiene e ergonômicas para home office, proteção à saúde e cuidados em geral e com crianças em tempo de pandemia.
Criação da página "UTFPR no Combate à Covid-19", que reuniu comunicados oficiais do Comitê de Crise, orientações de prevenção, notícias de iniciativas para enfrentamento à doença, fomentando o engajamento nos projetos dos 13 campi da universidade, incluindo a elaboração de Guias de Biossegurança, campanhas de comunicação e material informativo para orientar servidores, estudantes e comunidade em geral.
Implementação do projeto “Promoção de conscientização e resiliência como estratégia de enfrentamento da pandemia”, que objetivou a conscientização sobre a Covid-19 por meio de quizzes online (interativos e divertidos), com informação de qualidade e linguagem acessível que possa promover uma mudança de comportamento positiva. Intervenção por meio de um programa de ensino composto por dez unidades, visando a resiliência como estratégia de enfrentamento. Há expertises nas áreas de Educação e Psicologia.
Desenvolvimento de projeto de Extensão voltado à promoção e apoio ao aleitamento materno no período da pandemia de Covid-19, com elaboração de cartilhas, impressas e digitais, para profissionais da área da saúde, com diretrizes e recomendações sobre aleitamento materno em tempos de pandemia.
Divulgação de informações baseadas em evidências científicas para todos os públicos e profissionais de saúde no âmbito do projeto "Covid-19 - Evidências para todos".
Produção de série de vídeos informativos curtos, com linguagem simples e acessível à população, feita pelos pesquisadores do Laboratório de Vírus do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas. O conteúdo oferece informações importantes sobre a doença, como os tipos de vírus existentes, desafios da produção de vacinas e funcionamento dos testes de detecção da Covid-19.
Atuação na divulgação científica sobre a pandemia através de uma página de humor no Facebook, na qual a divulgação é realizada com abordagem integrando saúde, humor, afetividade, espiritualidade e ciência.
Produção de série de animações voltada às crianças (Coronaoquê?) com 5 episódios e mais de 60 mil visualizações, dentre outras produções.
Lançamento de livro com memórias da pandemia.
Apresentação do conto “O Velho e a Covid-19”.
Desenvolvimento do projeto "O cérebro e a pandemia da Covid-19: o que uma coisa tem a ver com a outra?," no Programa POPNEURO, com ações para divulgação da neurociência junto à comunidade (PROPPI).
Criação dos projetos: "Design de conscientização na Covid-19", com alunos do Design, para desenvolver personagens e postagens de conscientização, com "linguagem e teor curitibanos", divulgados pela Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Curitiba (Campus Curitiba); Divulgação popular de conhecimento básico sobre o vírus e suas formas de transmissão, com linguagem criativa e divertida, voltada à população jovem, elaborado pela equipe UTPRIMERs, participante de competições internacionais de biologia sintética (Campus Ponta Grossa).