Elaboração de material com caráter educativo sobre a pandemia, como webinários direcionados à discussão de aspectos socioeconômicos da Covid-19, e histórias em quadrinhos (HQs), direcionadas à divulgação científica de informações sobre a pandemia.
Promoção de seminários virtuais sobre “Covid-19 na Amazônia”, com a participação de professores e convidados, tematizando o SUS, meio ambiente, democracia, ciência e educação. Também houve a realização de debates virtuais sobre aleitamento materno em tempos de Covid-19.
Realização de lives nos canais oficiais da instituição com docentes e pesquisadores sobre cuidados preventivos e esclarecimentos sobre o coronavírus, e orientações sobre como manter a saúde (física e mental) durante o distanciamento social em casa.
Realização de lives sobre os impactos da pandemia na perspectiva dos sujeitos e coletividades indígenas, negros e negras, mulheres, quilombolas, população do campo, população LGBT+ e pessoas com deficiências. Disponibilização de orientações sobre condutas de higiene e etiqueta social na prevenção de doenças em ambiente escolar, especialmente Covid-19.
Promoção de cursos de capacitação para servidores e estudantes. Como, por exemplo, na área de Biossegurança e Manejo de Resíduos. As equipes das pró-reitorias também foram treinadas para trabalhar na Central de Triagem da testagem de servidores com orientações para a comunidade universitária sobre o manejo de casos suspeitos ou confirmados, além de orientações para isolamento e treinamentos no uso de EPIs. Os estudantes também participaram de lives sobre testes rápidos, aplicação de vacinas e realização de exames.
Realização da campanha “UFOB em Casa”, que abordou temas como alimentação, prevenção, saúde mental e educação.
Realização e produção de diversos eventos, incluindo palestras transmitidas pelo Youtube, entrevistas para a TV e oficinas com temáticas relacionadas à inclusão social, diversidade, educação e ensino superior.
Desenvolvimento de diversas parcerias em eventos de reflexão e formação, como, por exemplo, do curso de Extensão em Saúde Coletiva e Periferias em parceria com a Universidade Emancipa, que teve 17 mil inscritos.
Realização de lives, oficinas, workshops, plantões, competições e apresentações nas áreas de esporte e lazer, apoio pedagógico, atenção à saúde, cultura e promoção de igualdades para estudantes e população em geral, além de palestras institucionais e cursos para profissionais de saúde.
Realização de palestras sobre os impactos da pandemia, com temas como a agroecologia na produção de alimentos, educação financeira, inovações tecnológicas e desafios como o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.
Disponibilização de lives sobre Covid-19 à comunidade idosa no âmbito do Projeto Universidade do Envelhecer (UniSER).
Realização de palestras, cursos, webinários de pesquisa e eventos de Extensão destinados a divulgar diferentes aspectos e desafios da pandemia.
Realização de lives com terapeutas, psicólogos e professores, que abordaram temas relacionados à pandemia, à saúde mental, aos sentimentos e comunicação não-violenta, voltadas também atenção à saúde de servidores no ambiente de trabalho.
Promoção da campanha “UFOB em Casa” para abordar temas como alimentação, prevenção, saúde mental e educação.
Realização de feira de saúde do HUB e de debate sobre a sobrecarga de mãe e profissionais da saúde durante a pandemia.
Participação em debate online promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento “Universidades Federais do RS nos Testes da Covid-19: Atuação conjunta com municípios”, contou com pesquisadores do Campus São Gabriel apresentando sobre suas pesquisas em relação aos testes RT-PCR.
Promoção de lives e webinários pelo projeto “VIDA e Diálogos Saudáveis”, com o foco em saúde mental, com seguintes títulos: “Admirável Mundo Novo”, “O que os nossos sentimentos dizem sobre nossa saúde? e “Comunicação Não-Violenta (CNV) – cuidando das relações”.
Desenvolvimento do projeto “Qual a relação entre a Matemática e a Covid-19?”, para criação de site com informações que auxiliam a esclarecer a comunidade em geral sobre termos e conceitos utilizados na modelagem matemática de epidemias como a do novo coronavírus.
Disponibilização de informações e orientações sobre prevenção, práticas de proteção, medidas de higiene, distanciamento social, manuseio de máscaras caseiras e controle do ambiente domiciliar, incluindo a distribuição por estudantes de kits de higiene à famílias em situação de vulnerabilidade. Oficinas sobre os temas realizadas pelo projeto "Proteção dos Grupos de Risco no Combate à Covid-19".
Atuação direta na capacitação de recursos humanos junto às Secretarias Municipais de Saúde do interior do estado, com informações direcionadas ao manejo clínico de pacientes acometidos pela Covid-19.
Promoção de cursos de Extensão em Direitos Humanos para professores do sistema prisional, em Psicologia da Felicidade e do Bem-estar e voltados para a formação de Educadoras e Educadores Populares em saúde.
Realização de oficinas presenciais e remotas em comunidades para orientação sobre medidas de precaução e prevenção individuais, coletivas e de comportamento social.
Desenvolvimento de atividades de educação com as famílias de catadores de materiais recicláveis pelo projeto de Extensão “Educando para a cidadania”. Formações realizadas em parceria com a Associação Asas da Esperança e Liberdade (ASELIAS).
Realização de várias capacitações e práticas de educação continuada para profissionais de saúde relacionadas ao manejo dos pacientes críticos com Covid-19 e outros temas relevantes para as áreas de necessidade. Entre eles as capacitações de prevenção e controle de infecção e cuidados clínicos realizadas pelas enfermeiras do serviço de educação em conjunto com as chefias de unidades assistenciais.
Atuação na área da saúde mental, com projetos de interface entre saúde e educação, com foco na resiliência, psicoeducação e primeiros cuidados psicológicos, como estratégias de prevenção e promoção da saúde durante a pandemia e minicurso de Extensão “Saúde e vida acadêmica – estratégias de cuidado e saúde mental.
Atuou pela promoção da saúde mental, com interface entre saúde e educação, com foco na resiliência, psicoeducação e primeiros cuidados psicológicos, como estratégias de prevenção e promoção da saúde durante a pandemia e minicurso de extensão: Saúde e vida acadêmica – estratégias de cuidado e saúde mental.
Desenvolvimento de ações educativas à distância sobre saúde geral no contexto da Covid-19 e dos cursos: “Sars-Cov-2 e gestação: informação científica atualizada para profissionais de saúde”; “Atividades do Centro de Treinamento para o manejo no cuidado do Covid-19 e outras doenças” e “Vigilância Sanitária em tempos de pandemia”.
Realização de capacitações para profissionais de saúde do Hospital Santa Casa de Uruguaiana, sobre intervenções nos pacientes com Covid-19, planejamento e organização dos setores para isolamento de pacientes e proteção dos trabalhadores em saúde. As formações foram destinadas aos técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas (Campus Uruguaiana).
Organização de oficinas sobre práticas integrativas e complementares de meditação, além do desenvolvimento de ações com ênfase na saúde mental, tratando o trabalho remoto, o retorno presencial, transtornos e sofrimentos mentais e tendo como público-alvo os servidores.
Disponibilização de diversos cursos gratuitos e online em parceria com Poder Público municipal (Campus Pato Branco) e realização de oficinas de comunicação, como o projeto “Covid-19, e agora?”, que abordou os procedimentos de prevenção, cuidados e descarte de resíduos em tempos de crise sanitária, em espaço doméstico e público, para comunicar a população em geral sobre procedimentos com o lixo doméstico e cuidados com a água e o esgoto (Campus Curitiba).