Criação do Projeto Disque Coronavírus, no qual alunos acompanham diariamente casos de Covid-19 via WhatsApp, em parceria com o Núcleo de Telessaúde do Acre, da Secretaria Estadual de Saúde, e com a Secretaria Municipal de Saúde.
Instituição, na capital, de grupo de trabalho com docentes e técnicos que atuaram de forma contínua no esclarecimento e orientações à população. Via PROEXT/UFAM, houve a criação de um sistema de atendimento ao público durante o processo de suspensão das atividades acadêmicas.
Atuação de docentes, mestrandos, doutorandos, residentes médicos e multiprofissionais em sistemas de atendimento remoto como TeleCovid, TeleMedicina e TeleOrientação Covid-19, que foram desenvolvidos por pesquisadores da universidade e disponibilizados gratuitamente à sociedade.
Realização de orientação vacinal para pessoas idosas durante e pós pandemia.
Criação do Sistema Busco Saúde voltado à orientação e encaminhamento para atendimento virtual e presencial.
Implementação de Serviço de Teleorientação por meio de contato telefônico, com busca ativa por pacientes que tiveram suspensas suas consultas de retorno e cirurgias agendadas.
Lançamento da Telecovid-19, plataforma digital de atendimento automático, pelo Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh. A plataforma é para oferecer um primeiro nível de triagem do paciente, classificando-o por prioridade: emergência, urgência, caso moderado ou leve.
Desenvolvimento de serviço de atendimento telefônico para tirar dúvidas da sociedade paraense sobre o novo coronavírus e oferecer apoio psicológico tanto para a população em geral quanto especificamente para os profissionais de saúde do Hospital.
Criação de Central de Teleconsulta para Covid-19, em articulação com a Prefeitura, a UFPel, a Católica de Pelotas (UCPel), a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) e a startup Indeorum, para orientar e dar encaminhamentos a casos de síndrome gripal, viabilizando atendimento à população, em ligações gratuitas, atendidas por médicos, enfermeiros, psicólogos, educador físico, assistente social, terapeuta ocupacional e nutricionistas.
Criação do Disk Covid-19 com atuação de estudantes, médicos residentes e professores da UFPR, que auxiliaram a população com orientações sobre o novo coronavírus. Em turnos de seis horas, estudantes e residentes de medicina do trabalho tiraram dúvidas da população, sob a supervisão de docente, no Centro de Estudos do Hospital do Trabalhador (HT).
Desenvolvimento da Plataforma Telessaúde no Sertão, da Escola Multicampi de Ciências Médicas para atendimento por meio da inteligência artificial, além de atendimentos por telefone e por videochamada, realizados por médicos e acadêmicos orientados por professores.
Orientação para a família/comunidade em relação às medidas de proteção e formas contágio da Covid-19.
Criação do Disque Covid UFSM, central de atendimento voltada à comunidade, para sanar dúvidas sobre procedimentos em casos de suspeita da doença, com mais de 17 mil atendimentos realizados por médicos, residentes e voluntários do HUSM-Ebserh e do Centro de Ciências da Saúde, ao longo do período de funcionamento.
Criação do Alô Corona, no Campus Uruguaiana, um serviço de atendimento telefônico por acadêmicos para esclarecer dúvidas sobre a Covid-19.
Criação da Telecovid-19, uma central para teleorientação e triagem dos pacientes, com encaminhamento para atendimento nas unidades de saúde e Hospital.
Criação de serviço de atendimento, em plataforma virtual específica, para membros da comunidade universitária com suspeita de síndrome gripal/Covid-19, onde profissionais de saúde, realizam atendimentos médicos, triagem, orientações e encaminhamentos para coleta de material para o teste RT-qPCR, realizados em parceria com a Faculdade de Ciência da Saúde.
Implementação de serviço de Teleorientação por meio de contato telefônico, com busca ativa por pacientes que tiveram suspensas suas consultas de retorno e cirurgias agendadas.
Lançamento da Telecovid-19, plataforma digital de atendimento automático, pelo Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh. A plataforma é programada para oferecer um primeiro nível de triagem do paciente, classificando-o por prioridade: emergência, urgência, caso moderado ou leve.
Oferta de teleatendimento para população sobre Covid-19 pelo Instituto de Medicina Tropical, com orientações básicas incluindo o direcionamento para a unidade de saúde adequada, conforme os sintomas relatados, seguindo o plano de contingência do município de Natal.
Atuação no Serviço de Telessaúde realizado pelo Departamento de Medicina e Enfermagem em parceria com Prefeitura de Viçosa.
Disponibilização via Telessaúde de canal de comunicação com unidades do interior do estado com orientações para o manejo de pacientes acometidos pela doença.
Oferta de capacitações para profissionais de saúde pública sobre cuidados de pacientes com Covid-19, pela Escola de Enfermagem e na Faculdade de Medicina da UFMG, onde há cursos gratuitos e à distância, voltados aos trabalhadores do SUS com o intuito de direcionar as condutas dentro das unidades de atendimento (UPAS, Pronto Socorro e UTIs), incluindo desde cuidados com a própria proteção individual até a organização de UTIs e o manejo de pacientes graves infectados pelo SARS-CoV-2.
Disponibilização de teleconsulta e telemonitoramento para servidores e empregados públicos da universidade, além de vacinação, atendimento em saúde mental e alojamento no início da pandemia.
Orientação para profissionais da saúde e outros que atuam direta ou indiretamente com pacientes suspeitos ou confirmados pela infecção da Covid-19.
Criação de plataforma integrada para compartilhamento inteligente de procedimentos médicos no tratamento da Covid-19, que permite a inserção de dados por médicos e hospitais, e de casos previamente publicados para que, através do seu compartilhamento via órgãos públicos, possa ser facilmente acionada por profissionais da saúde (Campus Curitiba).
Realização de atendimentos e consultas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, na modalidade remota para pacientes suspeitos ou com Covid-19. Equipes multiprofissionais integradas por enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, educador físico, médicos e residentes da Faculdade de Medicina.
Manutenção do atendimento ambulatorial, que passou a ser oferecido de forma remota. Criação do projeto “Construção de uma plataforma de software para auxiliar o atendimento de pacientes em situações de emergência pública”, denominado “Mais Saúde em Casa”.
Criação da plataforma digital Telecovid-19 do HC/UFMG/Ebserh, onde, após a triagem, o usuário pode interagir gratuitamente com a assistente virtual. Após perguntas básicas, a assistente esclarece dúvidas sobre sintomas e oferece informações atualizadas sobre a doença.
Oferta de atendimento psicológico online à comunidade em geral, servidores, a população de Santarém e de outros estados da federação através de vídeo-chamadas.
Criação de chat para oferecer escuta terapêutica à comunidade e aos profissionais de saúde da linha de frente no combate a Covid-19, com atendimento online (teleatendimento; teleconsulta) realizado pela equipe de professores da Faculdade de Enfermagem, de Psicologia e Terapia Ocupacional, alunos de Pós-Graduação em Enfermagem, e profissionais voluntários vinculados à RAPS Pelotas.
Realização de Teleconsultas para pacientes com diversas enfermidades.
Criação do Disque Covid UFSM – Acolhe Mulheres, para teleatendimento de mulheres vítimas de violência doméstica, e desenvolvimento de teleconsulta multiprofissional, para acolhimento às famílias com bêbes prematuros, ambos com espaço de escuta, acolhimento e orientação no contexto de isolamento social, orientando sobre medidas de prevenção e busca de atendimento.
Implementação do serviço de Telessaúde realizado pelo Departamento de Medicina e Enfermagem em parceria com Prefeitura de Viçosa.
Criação de atendimento ambulatorial online para discentes com suporte de psiquiátrico e psicológico.
Criação de projeto de acompanhamento telefônico para pacientes de atendimento ambulatorial ou após alta pela Maternidade Climério de Oliveira.
Acompanhamento por meio de telemonitoramento na atenção à saúde de pacientes com Covid-19.
Criação do Sistema Busco Saúde auxiliou no registro e monitoramento por parte da comunidade acadêmica com relação aos sintomas de Covid-19.
Criação de Grupo de Trabalho para Teleorientação e Telemonitoramento dos profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão afastados por Covid-19.
Criação de frente de telemonitoramento dos casos de servidores suspeitos ou confirmados para Covid-19 no ano de 2020.
Implementação online do Projeto de Extensão Atividade Física na Promoção da Saúde, promovido há 15 anos pelo curso de Educação Física, que passou a ser realizado nas redes sociais durante o período de isolamento.
Oferta de telemonitoramento pós-alta para manutenção do atendimento, contrareferencia para a atenção básica via serviço de gestão de altas, tele-chamada para familiares e ambulatórios e reabilitação pós-Covid.
Oferta de terapia para tratamento de perda de paladar e olfato por conta da Covid-19 em iniciativa de Pesquisa e Extensão.
Implementação da telereabilitação pulmonar pós infecção por Covid-19 na Unidade Saúde Escola (USE), com ações de Educação em Saúde e Orientações de Terapia Ocupacional a pacientes com disfunções físicas, durante o período de isolamento social. Criação do grupo VIGEP-USE para monitoramento e envolvimento em atividades do ambulatório multiprofissional de reabilitação pós-Covid.
Desenvolvimento de circuitos de atividades e exercícios físicos para recuperação e reabilitação de pessoas que sofreram os impactos da doença respiratória e do isolamento social.
Desenvolvimento do projeto "Exercícios físicos domiciliares e práticas de educação em saúde: estratégias de enfrentamento durante a pandemia".