Criação do Laboratório de Diagnóstico Molecular – LabCovid, para atendimento a diversos municípios do estado.
Instalação de uma unidade de testes RT-PCR no Hospital Escola.
Implantação do Laboratório de Diagnóstico Molecular da Covid-19 no Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado no campus de Santo Antônio de Jesus.
Direcionamento de recursos do Ministério da Educação para equipar laboratórios com nível dois de biossegurança (NB2), em projeto envolvendo três Laboratórios Institucionais de Biologia Molecular, um em cada campus, oferecendo como contrapartida a adequação dos locais, para atender a múltiplas unidades e aptos a realizar análises para detecção do SARS-CoV-2.
Inauguração do Laboratório de Diagnóstico Molecular no HUB, com capacidade para processar 100 exames RT-PCR por dia, em novo espaço construído, que passou a atender pacientes e funcionários do Hospital. Também houve a criação de um projeto para laboratório de enfrentamento de surtos e epidemias.
Criação de laboratório de testagens moleculares para a detecção de Sars-CoV-2 na população dos municípios da região, no Campus São Gabriel, pela iniciativa de docentes da universidade. O projeto aliou expertises, infraestrutura, recursos internos e externos, parcerias e trabalho, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Gabriel e outros 15 municípios da região.
Criação do Laboratório de Análises Moleculares (BioMol - Campus Dois Vizinhos), do Laboratório de Biotecnologia de Microrganismo de segurança biológica NB2 (Campus Toledo).
Criação de projeto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P,D&I) no âmbito do combate à pandemia e conversão de dois Laboratórios para Diagnóstico Molecular da Covid-19 por técnica de RT-PCR.
Atuação de pesquisadores dos Laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (Ligh), de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCho/Departamento de Genética), de Virologia (HC) e do Núcleo de Fixação de Nitrogênio (Bioquímica e Biologia Molecular), em rede com os Laboratórios de Campanha do MCTI, para realização de exames RT-PCR para Covid-19 disponibilizados para diversos públicos. Entre eles, pacientes e servidores do CHC, tratadores do Zoológico, tutores de cães, gatos e outros animais.
Realização de testes pelo Laboratório de Nanotecnologia por meio de verba do MEC com parceria de servidores emergenciais EBSERH. Liberação dos resultados em no máximo 24h.
Habilitação de seis laboratórios: Imunobiológicos e Virologia Animal, Biotecnologia Animal, Genética Ecológica e Evolutiva, Ecologia e Evolução de Vírus e do Laboratório de Vírus.
Implementação de ações de fortalecimento da infraestrutura laboratorial da universidade para testagem de Covid-19 e pesquisa científica.
Adaptação e ampliação de capacidade do Laboratório de Virologia para testagem e diagnóstico para Covid-19.
Realização de testes no Laboratório de Inovação Farmacológica (Laif), do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), em apoio ao Lacen.
Cessão de equipamentos para o Laboratório Central da Secretaria de Estado da Saúde (Lacen) utilizados para análise e diagnóstico da infecção pelo novo coronavírus.
Criação da tenda Triagem Covid-19 (Faculdade de Enfermagem), com a realização de mais de 6 mil testes para detecção da Covid-18 em momento crítico da doença, onde não havia testes em Goiás.
Realização de testes RT-PCR para detecção da Covid-19 em conjunto com o Laboratório de Epidemiologia Clínica e o Laboratório de Biologia Molecular da ISCMPA. A universidade prestou auxílio ao estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Em parceria interinstitucional, também realizou testes rápidos no município de Esteio em projeto de desenvolvimento de estudos epidemiológicos, clínicos e moleculares, com o objetivo de conter o avanço da pandemia.
Realização de mais de 40 mil testes PCR pelos laboratórios da universidade.
Realização de treinamento de funcionários de Porto Seguro atuantes na linha de frente no combate ao coronavírus e no sequenciamento do vírus para diagnóstico, no financiamento dos materiais e utilização da estrutura (laboratórios da UFSB) e na prestação de serviços pelos funcionários da instituição. Ação realizada em parceria com o Laboratório Central (Lacen).
Ação de compartilhamento de equipamentos e insumos com o Laboratório Central do Tocantins (LACEN-TO) para testagem da população, os quais ampliaram em 2/3 o volume de testes laboratorias realizados.
Atuação na realização de testes e diagnósticos do coronavírus, colocando toda a estrutura da universidade, incluindo servidores, estudantes e laboratórios à disposição do Governo do Estado, com a aplicação de mais de 44 mil testes, com 21,75% positivos.
Realização de testes diagnósticos (RT-PCR) para o monitoramento de assintomáticos nos campi da UFABC, bem como treinamento de equipes.
Implementação do Centro de Testagem na capital, em integração com estado e municípios, e direcionado aos trabalhadores da saúde na Escola de Enfermagem de Manaus.
Manutenção de unidades da universidade, como a Faculdade de Farmácia e do Instituto de Ciências da Saúde, para a realização de testes de Covid-19, atendendo à população e garantindo o treinamento de estudantes.
Colaboração com o município de Dourados na investigação de surtos de Covid-19 em instituições públicas de saúde e segurança pública, bem como na organização das coletas de exames RT-PCR em diferentes locais, por meio da Unidade de Suporte a Urgências (USU/UFGD).
Realização de testes RT-PCR para Covid-19 no HU com equipamento GeneXpert (doação da Fundação Sousândrade) em pacientes da Hemodinâmica, Centro Cirúrgico e Internação.
Realização de mais de 7 mil testes RT-PCR em 21 municípios da região pelo Laboratório de Biologia Molecular do Baixo Amazonas (Labimol).
Institucionalização de parceria entre a universidade e o governo do estado do Pará, desde o início da pandemia, para que laboratórios da UFPA colaborassem com o Laboratório Central do Estado na realização de exames de identificação do novo coronavírus. O Laboratório de Genética Humana e Médica, do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, está participando desse trabalho, realizando análise de exames RT-PCR (Real Time – Polimerase Chain Reaction) e sorológico.
Realização de 160 mil testes PCR pelo Instituto de Medicina Tropical e Faculdade de Ciências da Saúde, além da realização de 13 mil testes sorológicos.
Realização de testes e diagnósticos de Covid-19, colocando a infraestrutura de servidores, estudantes e laboratórios à disposição do Governo do Estado. Aplicação de mais de 44 mil testes, com 21,75% positivos.
Aplicação de testes rápidos e de PCR nas cidades de Uberlândia e Patos de Minas com treinamento de estudantes, técnicos e docentes, por meio do projeto “Ações de enfrentamento ao Covid-19”.
Realização da análise de testes de 68 municípios em parceria com Secretaria de Saúde de MG.
Atuação do Laboratório de Virologia como parceiro do Estado de SP no diagnóstico laboratorial desde maio de 2020.
Realização de testes para diagnósticos por RT-PCR no Campus Uruguaiana, com a atuação de docentes e acadêmicos dos cursos de saúde participaram da pesquisa EPICOVID, realizando testes rápidos para Covid-19 à domicílio.
Formalização de Acordo de Cooperação Técnica para realização de diagnósticos moleculares para detecção do SARS-CoV-2 por RT-qPCR, com amostras da Secretaria de Saúde (Campus Dois Vizinhos).
Disponibilização de recursos humanos complementares ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado para o atendimento da demanda de exames para a confirmação do diagnóstico com o RT-PCR para Covid-19.
Atuação na logística relacionada ao manejo de profissionais de saúde frente a testes diagnósticos para Covid-19 positivos/negativos, via parceria com o Ministério Público do Trabalho/Vara do Trabalho de Ouro Preto.
Disponibilização de estudantes da área de saúde e profissionais recém-formados via Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), que auxiliaram atividades no Laboratório Central do Estado no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, no Departamento Penitenciário e no Complexo Hospitalar do Trabalhador.
Realização de exames de dengue, chikungunya, influenza e H1N1 em apoio ao Lacen.
Realização de testes RT PCR em pacientes atendidos ou internados no HU-UFSCar, assim como realização de testes imunoenzimáticos do tipo Elisa para detecção de anticorpos da Covid-19 do tipo IGG para funcionários Ebserh, terceirizados, alunos e professores atuantes no HU-UFSCar.
Realização de campanha de incentivo para realização de testes rápidos da Covid-19.
Implementação do projeto de extensão "Diagnóstico da Covid-19 por PCR em tempo real (RT- qPCR)" no Sudoeste do Paraná, em apoio ao SUS (Campus Dois Vizinhos).
Estruturação de Laboratório de Campanha para realização de testes de Covid-19, atendendo 36 municípios do Oeste da Bahia, em acordo de cooperação técnica com a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Governo da Bahia, Prefeitura de Barreiras e recursos oriundos do Ministério da Educação.
Realização de testagem com população indígena e refugiados pelos Laboratórios da Antropologia da Saúde e de Saúde Coletiva em parceria com a prefeitura.
Realização de exames RT-PCR para Covid-19 pelos pesquisadores dos Laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (Ligh), de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCho/Departamento de Genética), de Virologia (HC) e do Núcleo de Fixação de Nitrogênio (Bioquímica e Biologia Molecular), com atuação em rede ao lado dos Laboratórios de Campanha do MCTI para populações em situação de vulnerabilidade social, incluindo comunidades indígenas, a população carcerária, entre outras.
Realização de testagem em comunidades quilombolas e rurais.