Capacitação de estudantes dos cursos de enfermagem e de medicina da universidade que retornaram a suas cidades de origem para que atuassem na promoção de boas práticas em saúde nos seus municípios e estabelecessem contato com gestores municipais. As ações ocorreram no âmbito do projeto "Adote sua vizinhança".
Desenvolvimento de sistema de busca ativa de casos positivos de Covid-19 pelo NEPES da Faculdade de Enfermagem com participação de bolsistas, técnico-administrativos e docentes.
Realização de atividades de alunos e docentes do projeto "Brasil Conta Comigo" no HU-UFSCar e no município.
Realização de ações contra a pandemia pelo Observatório Urbano de São João del-Rei, Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da UFSJ, PET- Saúde/Interprofissionalidade, ABRASUS e outros projetos de Extensão.
Mobilização e organização comunitária contra a pandemia da Covid-19 no Território Quilombola Rio da Prata.
UFMG
Desenvolvimento do projeto "Adote sua vizinhança", que, coordenado pelos professores da instituição, buscou soluções para as realidades enfrentadas em cada território e públicos específicos, e, em parcerias com associações comunitárias, prefeituras e secretarias de saúde, disponibilizou serviços como tira-dúvidas, produção e compartilhamento de material educativo, podcast, capacitações, entre outros.
Participação dos cursos da área da saúde e da informática em treinamentos e capacitações, principalmente no que tange o uso correto de EPIs e atendimento clínico para pacientes com Covid-19. Em conjunto com a universidade foram desenvolvidos projetos de Extensão com o objetivo de traduzir dados científicos sobre a pandemia para uma linguagem coloquial e acessível à população.
Implementação de medidas de segurança no ambiente de trabalho para servidores técnicos e docentes e funcionários terceirizados, bem como divulgação de boas práticas preventivas. Incluindo a adaptação dos sistemas informatizados para uso remoto pelos servidores da universidade.
Assessoramento para a realização de ações preventivas visando diminuir o contágio e propagação da Covid-19. Realização de estratégias durante e pós-Covid-19, para a subsistência e sobrevivência de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Realização de testes diagnósticos (RT-PCR) para o monitoramento de casos assintomáticos nos campi da UFABC, bem como treinamento de equipes.
Realização de monitoramento remoto de casos positivos de Covid-19, com implementação dos trabalhos de barreira sanitária dentro dos prédios da universidade.
Produção de estudo na cidade de Belo Horizonte para estabelecimento da prioridade de vacinação contra Covid-19 com base nos índices de mortalidade por região. Nas ações, destaca-se a vacinação de idosos e moradores de áreas de maior vulnerabilidade social.
Disponibilização de equipe de trabalhadores (servidores e contratados), alunos e terceirizados para atuar no monitoramento dos casos de Covid-19 nas comunidades, em diálogo com órgãos municipais de cada campus.
Monitoramento e rastreamento de casos suspeitos e de risco para Covid-19 no município de Ouro Preto por meio do projeto "UFOP em Ação".
Monitoramento da incidência da Covid-19 no território por meio de painel desenvolvido pelo Laboratório de Aplicações Matemáticas.
Realização de mapeamento da população com mais de 60 anos por setor censitário e região administrativa no espaço urbano do município de Pelotas a partir da atuação do Grupo de Pesquisa Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades (GEOTER) do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais.
Desenvolvimento de plataforma para registro, acompanhamento e análise epidemiológica de casos de Covid-19 pelo Instituto Metrópole Digital.
Realização de levantamento sobre a Situação Vacinal da Comunidade Acadêmica, considerando a campanha de vacinação implementada no estado pelo Comitê Emergencial de Crise (CEC) Covid-19, com ações que incluíram docentes, servidores, terceirizados e discente na coleta de dados.
Realização de acompanhamento da evolução do número de casos da Covid-19 na região do Campo das Vertentes e no município de São João del-Rei através de publicação semanal. Atuação do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da universidade.
Criação do Observatório Covid-19, painel online de informações sobre o vírus, com panorama diário sobre evolução de casos no município de Santa Maria, na sua macrorregião, no RS, no país e internacional. A plataforma também traz informações sobre o combate à pandemia em condições de desigualdade social, locais em condições precárias e mais suscetíveis ao vírus.
Criação de projetos de monitoramento, como o Modelo espaço-temporal Bayesiano da difusão do SARS-CoV2 nos municípios brasileiros; Modelagem Numérica da Disseminação de Doenças Altamente Transmissíveis Utilizando o Métodos dos Autômatos Celulares - Caso de Estudo: Covid-19, para estudos vigilância epidemológica.
Desenvolvimento de mapa de casos de Covid-19 no estado do Paraná em projeto na área de Business Intelligence (BI) e criação de banco de dados realizada por mestranda da universidade (Campus Ponta Grossa). Também houve o mapeamento e análise de padrões em dados sobre a pandemia pelo grupo de pesquisa de 'Estatística Espacial' com o objetivo de apoiar as decisões de gestores públicos (Campus Toledo).
Desenvolvimento de plataforma voltada para o gerenciamento inteligente de leitos na rede de saúde pública e privada pelo Instituto Metrópole Digital.
Colaboração na discussão das informações relativas às produções científicas que fundamentaram a elaboração de protocolos e planos institucionais para enfrentamento da Covid-19 no HU; e no aprimoramento contínuo dos protocolos institucionais de admissão, tratamento e alta para pacientes junto ao Serviço de Controle de Infecção do Hospital e equipes assistenciais.
Realização de estudos sobre projeção da Covid-19 pelo Observatório de Políticas Públicas, com monitoramento de leitos e de casos no Campus São Borja. Mapeamento de leitos disponíveis e da ocupação dos hospitais da região, com cálculo da Taxa de Ocupação de Leitos dos municípios da região.
Elaboração do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (Elsa Brasil), que contou com a implementação de pesquisa inédita para identificar impactos da pandemia na ocorrência e no controle de doenças crônicas, assim como na saúde mental.
Criação do projeto Covid Psiq, que consiste em um monitoramento da evolução de sintomas pós-traumáticos, depressão e ansiedade durante a pandemia de Covid-19 em brasileiros. O objetivo do projeto é documentar o aumento da necessidade de atendimento em saúde mental, fornecendo subsídios para o planejamento e a criação de serviços, a nível governamental ou privado, para amenizar o sofrimento decorrente da pandemia.
Realização de monitoramento na área da saúde e de outras demandas de idosos cadastrados dos municípios da Grande Vitória por professores/as e estudantes do curso de Enfermagem da instituição.
Monitoramento do perfil epidemiológico de mais de mil servidores durante seu retorno ao trabalho ainda em período de pandemia.
Formação e subsídio aos agentes públicos em relação a práticas, ações e intervenções para garantir qualidade de vida e saúde durante a pandemia de Covid-19 à população Warao, indígenas venezuelanos refugiados em Belém - majoritariamente mulheres, crianças e jovens em situação de extrema vulnerabilidade e discriminação social.
Atuação do Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica com base na vigilância ativa e participativa em saúde, com implementação de estratégia de cuidado coletivo, e contribuição voluntária da comunidade universitária para o monitoramento da Covid-19 nos campi da universidade a partir do informe diário do estado de saúde da pessoa pelo aplicativo Guardiões da Saúde (GdS).
Monitoramento de Pacientes em Tratamento Diálitico para orientação e prevenção da Covid-19.
Desenvolvimendo da pesquisa "Violência doméstica em tempos de isolamento social: rompendo o silêncio".
Estabelecimento de parceria com a Secretaria de Saúde de Redenção para monitoramento/atendimento de estudantes estrangeiros.
Monitoramento de casos para geração de análises sobre perfil de infectados e distribuição territorial da pandemia ao longo do tempo. Ação realizada pelo Observatório de Políticas Públicas.
Desenvolvimento da pesquisa "O esgoto como ferramenta epidemiológica no monitoramento do novo coronavírus (Covid-19)" no município de Lavras e no campus universitário.
Monitoramento da rede de esgoto de Belo Horizonte e Contagem (MG) para mapear a ocorrência de Covid-19, coletando dados para orientar os gestores públicos na tomada de decisão.
Monitoramento e detecção do Sars-Cov-2 em águas residuárias domésticas produzidas pela população de Santarém (PA).
Contribuição do Setor de Ciências Biológicas da universidade para análises de presença de Sars-CoV-2 em consultórios, hospitais, postos de atendimentos e estações de esgosto, com método eficiente para determinar a circulação do vírus de forma precoce.
Criação do projeto "Desenvolvimento de método para recuperação e detecção de Sars-CoV-2 em matrizes aquáticas para fins de monitoramento ambiental, para estudo e monitoramento epidemiológico".
Desenvolvimento do projeto de Extensão "Monitoramento da Circulação do Vírus Sars-CoV-2 a partir de amostras de esgoto sanitário no Sudoeste do Paraná". O projeto visa informar a comunidade e dar suporte a medidas precoces de contenção da disseminação da Covid-19. (Campus Dois Vizinhos).