Oferecimento de 1,2 mil bolsas de R$ 200 para auxílio emergencial a alunos em situação de vulnerabilidade social do campus Rio Branco e Cruzeiro do Sul, visando prevenir evasão (abandono e/ou trancamento) de cursos.
Publicação de edital pela Pró-Reitoria de Extensão para contemplar projetos com bolsas de extensão para estudantes, além de verba de custeio.
Disponibilização de bolsas Moradia, Alimentação e Permanência, Passe Livre (transporte) e Esporte e Lazer, além do desenvolvimento do Plano de Alimentação Emergencial pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).
Disponibilização de bolsas para estudantes em maior nível de vulnerabilidade socioeconômica.
Criação do Programa Emergencial de Bolsas e do Programa Emergencial Integrado (PEI) no período do Ensino Remoto Emergencial (ERE), com ações assistenciais abrangentes aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, visando sua permanência na universidade, destinando auxílio-moradia e auxílio alimentação.
Criação do Auxílio Emergencial Covid-19 – Residência Estudantil.
Ampliação de auxílios em caráter emergencial, inclusive para estagiários do Hospital de Clínicas.
Ampliação significativa dos auxílios para assistência estudantil aos estudantes em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica.
Criação de edital de auxílio financeiro para aquisição de recursos e equipamentos de tecnologia assistiva para pessoa com deficiência.
Publicação de edital para a concessão de Auxílio Emergencial Covid-19 destinado a estudantes regularmente matriculados/as em cursos presenciais. Além disso, houve entrega de cestas básicas para estudantes que já recebiam algum auxílio permanência ou emergencial.
Publicação de edital para ampliação de público-alvo do Auxílio Emergencial.
Adaptação e criação de programas de apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade social (Campus Ponta Grossa).
Atuação de servidores e estudantes em projeto do curso de Psicologia, via redes sociais e e-mails, que acolheu questões e públicos diversos: mulheres, indígenas, imigrantes, pessoas em situação de vulnerabilidade social, luto, idosos e movimentos sociais.
Acompanhamento de estudantes quilombolas e indígenas direcionando-os para o Plano de Conectividade do Programa MEC/RNP.
Criação de auxílio de inclusão digital para estudantes indígenas e quilombolas voltado para contratação de serviços de internet.
Disponibilização de apoio a estudantes indígenas com dificuldades de acompanhar o ensino remoto pela falta de acesso à internet. Estabelecimento de parcerias com as escolas estaduais para uso da rede de internet disponível. Confeção de documento com demandas para a instalação de antenas nas aldeias indígenas dos municípios e Miranda e Aquidauana (300 estudantes regularmente matriculados) através do programa Aldeias Conectadas, com apoio do MEC e do MCTI.
Realização de levantamento, acompanhamento e/ou encaminhamento de pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, mulheres, LGBTIs, refugiados(as), entre outros grupos histórica e socialmente excluídos. Projeto realizado pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade no âmbito acadêmico, pedagógico e institucional durante a pandemia, por meio de reuniões com as populações e orientação para acesso a editais.
Fortalecimento dos programas de bolsas de permanência para estudantes indígenas; de bolsas do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) para estudantes estrangeiros, oriundos de países da África e da América Latina; De editais para inclusão digital de estudantes indígenas, estrangeiros e em situação de vulnerabilidade da graduação presencial e a distância e da pós-graduação stricto sensu. Desenvolvimento do Programa de Concessão de Auxílio Inclusão e Acessibilidade para estudantes com deficiência em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Criação de edital de Auxílio Inclusão Digital para aquisição de notebook ou tablet para estudantes indígenas, quilombolas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Realização de ações via Projeto Universidade Multicultural, em parceria com FAPESP, para entrega de cestas básicas para estudantes em comunidades indígenas e quilombolas.
Realização de iniciativas para garantir o retorno da maior parte dos estudantes moradores da Residência Universitária, inclusive de estados vizinhos e estados longínquos. Foram utilizados veículos da instituição e passagens aéreas.
Criação do Programa Emergencial - Auxílio Transportes, que propiciou o pagamento de passagens rodoviárias e aéreas para os alunos retornarem aos seus núcleos familiares.
Criação o Auxílio Emergencial Covid-19 B - Transporte Duque de Caxias e Macaé, e Auxílio Emergencial Covid-19 C - Transporte Intermunicipal.
Realização de ações para auxílio aos estudantes, incluindo a disponibilização de transporte para que retornassem às suas cidades de origem, nos campi Alegrete, Jaguarão, Itaqui, São Borja.
Criação de Programa de Assistência Estudantil (Auxílio-Alimentação) destinado aos estudantes indígenas, camponeses ou quilombolas.
Criação do Programa de Auxílio-Moradia em decorrência do fechamento do Alojamento Estudantil, dando auxílio financeiro a estudantes impossibilitados para retornar a seus núcleos familiares em suas cidades de origem; e do Auxílio Cesta-Alimentação, disponibilizando alimentos, no período em que o Restaurante Universitário esteve fechado, a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, residentes em Lavras e/ou cidades satélites.
Concessão de auxílio-alimentação emergencial para estudantes matriculados em campus onde há Restaurantes Universitários.
Ampliação do fornecimento de refeições gratuitas do Restaurante Universitário a estudantes em situação de vulnerabilidade e editais especiais para concessão de Auxílio Emergencial para estudantes em 6 campi.
Criação do Auxílio Emergencial Covid-19 A – Alimentação.
Manutenção e aprimoramento do Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil (PIAPE); do Programas de bolsas de assistência, redução de valores das refeições e manutenção do funcionamento dos Restaurantes Universitários com entrega de marmitas (no período de isolamento) para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, indígenas, mães ou pais.
Criação de auxílio emergencial para alimentação em apoio a residentes da Moradia Estudantil.
Realização de reforma do Alojamento universitário para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Criação de editais de Auxílio-Alimentação Emergencial, entre outras ações de apoio para estudantes em situação de vulnerabilidade social.
Doação de cestas básicas para estudantes em situação de vulnerabilidade.
Realização de ações para auxílio aos estudantes, incluindo a distribuição de cestas básicas e refeições, doadas por servidores, e a disponibilização de transporte para que os estudantes retornassem às suas cidades de origem, nos campi Alegrete, Jaguarão, Itaqui, São Borja, São Gabriel.
Criação de campanhas para arrecadação de recursos e/ou aquisição e distribuição de cestas básicas, com contribuição dos servidores. A instituição também manteve e ampliou programas de auxílio estudantis (para moradia e alimentação) para alunos em situação de vulnerabilidade social (Campus Dois Vizinhos, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Guarapuava, Toledo).
Utilização da Biblioteca Comunitária móvel/digital na Ilha da Torotama como estratégia de inclusão digital.
Viabilização de subsídio para internet a alunos de pós-graduação em situação de vulnerabilidade social.
Atuação da campanha "UFG Inclusão Digital" propiciou ações na modalidade de ensino remoto para estudantes que não dispunham de aparelhos tecnológicos ou planos de dados para acesso à internet.
Criação de editais de empréstimo emergencial de aparelhos celulares e auxílio de inclusão digital a estudantes para acompanhamento das atividades de ensino não presenciais.
Criação do Auxílio Digital, contemplando estudantes com bolsa para contratação de serviço de acesso à internet durante o período do Estudo Remoto Emergencial (ERE).
Criação de programa de Inclusão Digital com empréstimo de tablets e chips com dados; Desenvolvimento de Portal EAD para treinamento de professores, técnicos e alunos para utilização dos aplicativos e programas para o ensino remoto.
Criação de campanha com a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) e a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFMG (PRAE) para estimular a doação de notebooks e computadores a estudantes de graduação de baixa condição socioeconômica em BH e Montes Claros.
Disponibilização dos laboratórios de informática em todos os campi e Cidade Universitária. Concessão de auxílio inclusão digital – acesso à internet. Fornecimento de cadastro para empréstimo de equipamento tecnológico.
Criação de editais de empréstimo de computadores e de financiamento de Wi-Fi via Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade.
Criação do Auxílio Emergencial Covid-19 D - Inclusão Digital.
Criação de Auxílio Emergencial de Inclusão Digital para aquisição de equipamentos e distribuição de chips de dados para mais de 4 mil estudantes.
Realização de iniciativas de apoio à Inclusão Digital, com edital para concessão de internet móvel e auxílio para compra de equipamento a estudantes em situação de vulnerabilidade.
Publicação de edital para fornecimento de Auxílio Inclusão Digital, possibilitando o acesso à rede de internet, e/ou auxílio para aquisição de dispositivos eletrônicos para conexão à rede de internet para estudantes economicamente vulneráveis e regularmente matriculados.
Criação de editais de Apoio à Inclusão Digital e promoção de pesquisa social (pelo Subcomitê de Pesquisa Social do Ccar) para auxiliar a implementação do ensino remoto emergencial na UnB, com levantamentos que ajudaram a universidade a traçar o perfil socioeconômico da comunidade acadêmica e implantar políticas assistivas para que estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica pudessem participar das aulas remotas.
Criação de editais que garantiram acesso a equipamentos de informática e sinal de internet/dados móveis para alunos em situação de vulnerabilidade social, parte do Plano Emergencial para Permanência Estudantil durante a pandemia.
Distribuição de chips com pacotes de dados móveis e tablets para estudantes.
Criação de editais de apoio digital, com recurso para obtenção de equipamento de informática e pagamento de internet, bem como o empréstimo de netbooks a estudantes de baixa renda para acesso a aulas remotas (Campus Toledo).
Desenvolvimento de projeto coordenado por estudantes do curso de psicologia visando a atenção psicossocial durante a pandemia, com a produção da cartilha “Cuide-se: Atenção Psicossocial diante da Pandemia da Covid-19”.
Publicação, via Pró-Reitoria Estudantil (Proest), de cartilha informativa e disponibilização de acolhimento psicológico online ou presencial (em caráter de emergência).
Fortalecimento de projetos integrados de apoio psicológico/psiquiátrico a estudantes.
Disponibilização à comunidade acadêmica de atendimento odontológico e atividades remotas para amenizar o sofrimento psíquico no período de isolamento social e plantão psicológico aos estudantes em emergência.
Realização do Plantão Psicológico Centrado na Pessoa.
Instituição do atendimento psicológico remoto aos estudantes em forma de plantão.
Criação do Projeto Emergencial Clínica Psicológica Virtual - de apoio psicológico a pessoas da comunidade acadêmica e população paraense; Do Projeto RodaVida do Laboratório de Soluções Educacionais (Superintendência de Assistência Estudantil) - espaço de acolhimento e orientação para estudantes de graduação.
Realização de oficinas de bem-estar, acolhimento e suporte emocional, com temáticas específicas, favorecendo o acesso às demais oportunidades de suporte oferecidos na UFPR, organizadas pelo Gabinete da Reitoria, com o Programa ConVida, junto com a PROEC e articulado a diferentes grupos, práticas e unidades administrativas.
Disponibilização de atendimento, acolhimento e acompanhamento de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos serviços de atenção à saúde, apoio psicológico, apoio socioassistencial e apoio acadêmico.
Desenvolvimento do Projeto Proteger-se, para atendimento individual terapêutico, de forma online para toda a comunidade universitária e externa.
Disponibilização de disciplina optativa para todos os cursos de graduação e pós-graduação, sobre como superar dificuldades impostas pela pandemia.
Promoção de atividades voltadas à saúde e bem-estar durante isolamento social, com a continuidade ao funcionamento da Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC/DAC).
Realização de atendimentos na área de assistência social e psicologia para estudantes e famílias em situação de vulnerabilidade social (Campus Medianeira) pela equipe pedagógica da UTFPR e profissionais das entidades parceiras.