Disponibilização de orientação social e acolhimento em tempos de Covid-19 para publicização e garantia de direitos sociais.
Criação do projeto "Violência contra mulheres idosas: uma doença social em meio a pandemia da Covid-19" (Profa Denise D. Gutierrez, Prof. Breno de O. Ferreira e Elza B. de Paiva).
Desenvolvimento de ferramentas de tele-assistência em saúde em geral, ações de acompanhamento e combate à violência doméstica e fornecimento de orientações a comunidade sobre a pandemia.
Criação do projeto "Niara - Empoderar para não silenciar", que atua no combate à violência de gênero, oferecendo uma rede de apoio, suporte jurídico e psicológico às vítimas.
Desenvolvimento do projeto Lecampo, da Faculdade de Educação, que divulga nas redes sociais dicas de autocuidado para trabalhadoras do campo, indígenas e da periferia, com alertas sobre agressão doméstica (verbal e física) em contexto de isolamento social.
Criação do projeto "UMAnizando", que reúne profissionais como gerontólogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, estudantes de medicina, nutrição e enfermagem, para dar suporte a idosos, via telefonemas, redes sociais e apoio na compra em mercado e farmácia, em período de isolamento social.
Realização de ações voltadas para mulheres e comunidade LGBTQIA+; Apoio ao Centro de Referência de Promoção da Cidadania de LGBTQI+ (CeR-LGBTQI+); Fortalecimento do projeto "Revir - mulheres encarceradas de volta a vida extramuros" e do "Projeto Semente: Acolhendo e ressignificando o atendimento a saúde das mulheres (heterossexuais, bissexuais, e lésbicas) com HIV", além de ações do NIFRAM (Núcleo de Integração e Fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência).
Realização de ações de suporte a mulheres em situação de vulnerabilidade social com o projeto “Mary Beatrice”, assim como desenvolvimento de iniciativas no combate à "pobreza menstrual" em bairros da cidade de Lavras, com doações do Kit Higiene Íntima (absorventes de pano reutilizáveis, sabão neutro e cartilha informativa).
Divulgação de orientações nas redes sociais sobre a violência contra mulher, verbal e física, principalmente durante o período de isolamento social. Iniciativa do projeto Lecampo, da Faculdade de Educação.
Criação de programa de rádio para disseminar campanha educativa de combate à violência contra a mulher e de acesso à informação às mulheres em situação de violência, atingindo todos os municípios do estado do Tocantins.
Realização de ações direcionadas a pessoas trans, incluindo grupos de discussão que abordaram temas diversos e falaram sobre a pandemia da Covid 19 nos contextos específicos desta população.