Promoção de discussões sobre inclusão escolar identificando os desafios e estratégias utilizadas por professores da educação básica junto a alunos da educação especial difundindo-as para auxiliar no enfrentamento do fechamento das escolas.
Celebração de convênio entre a Fundap e Prefeitura de Cruzeiro do Sul para implementação de ações estratégicas em educação.
Realização de ações de suporte e acompanhamento nas escolas públicas em Juiz de Fora e Governador Valadares.
Produção de vídeos, áudios, encontros virtuais e materiais compartilhados em aplicativos de conversas, com atividades para estimular o desenvolvimento infantil e o afeto familiar, pela Unidade de Educação Infantil.
Criação de projeto de Extensão para mapeamento de práticas educativas nas aldeias durante a pandemia, com intuito de elaborar propostas de ações pedagógicas no contexto da Covid-19 que atendam às especificidades dos povos indígenas.
Lançamento do Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica (LabInova) e do Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie), em parceria com o MEC, para a capacitação de professores e gestores de todas as regiões do país para a melhor utilização de TICs e formação continuada de professores da rede pública de ensino em inovação e tecnologias educacionais.
Desenvolvimento de materiais para o Canal Colaborativo de Conteúdos Educacionais na plataforma Anísio Teixeira (Secretaria Estadual de Educação da Bahia), visando ampliar acessos de estudantes e professores da Educação Básica e Ensino Superior.
Atuação na formação de professores, gestores, co-gestores e coordenadores por meio do "Programa de formação dos profissionais da rede de ensino”, e na criação de recursos educacionais digitais. No “Programa UFOP com a Escola”, foi possibilitada a formação de docentes e a promoção de diálogos entre a universidade e os contextos reais da educação pública. Já no “Programa Universidade das Crianças (UC UFOP)”, houve ações para impulsionar o ensino de ciências na educação de crianças e a capacitação de professores da rede pública da região.
Criação do Projeto Prevenção e Combate à Covid-19 em Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental na comunidade de Campos do Aramanaí, região do Urucurituba, junto a Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH). A iniciativa contou com material de prevenção e combate à Covid-19 (impressos orientativos, máscaras descartáveis, frascos de álcool gel 70% e totens para dispensação de produto sanitizante) e livros infantis para a biblioteca.
Realização de ações de discentes das Licenciaturas - estágios em apoio à Educação Básica no ensino remoto.
Publicação do edital “UFSB com a escola pública”, em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e a Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC), para apoiar projetos de Extensão que desenvolvam atividades com professores/as e/ou estudantes e/ou gestores/as de escolas públicas da rede básica estadual e municipal dos territórios de abrangência da universidade.
Realização de diversas pesquisas no campo da Educação, por exemplo, abordando impactos da Covid-19 na Educação Infantil, implementadas para assessorar a rede municipal de ensino de São Carlos em relação aos impactos das medidas de distanciamento social junto às crianças e às instituições desta etapa educacional, compartilhando iniciativas e orientações com docentes, estudantes, gestores e familiares das crianças de zero a 5 anos e 11 meses.
Criação do "UFSM em REDE com a Educação Básica", em parceria com a Secretaria Municipal e Estadual de Educação para produção e veiculação de programas de rádio e televisão para complementar o ensino na rede pública, voltado aos alunos sem acesso à internet, com transmissão via Rádio Universidade, TV Câmara de Santa Maria e rádios comunitárias. Promoção de ações junto à Rede Municipal e fóruns regionais e estaduais de educação infantil, para qualificar professores, e evento com IFES sobre o tema. Atuaram na coleta e reparo de equipamentos de informática para doar a secretarias municipais de educação.
Desenvolvimento de projetos relacionados a docência durante a pandemia, com formação para educadores/as no tema da saúde mental, e criação do projeto intersetorial "Cuidar e Educar", sobre infâncias em tempo de pandemia.
Implementação de Residência Pedagógica em parceria com redes municipal e estadual de ensino.
Realização de atividades de estágios junto a escolas, comunidades e movimentos sociais, com ações educativas por meio dos programas PIBID e Residência Pedagógica, incluindo palestras, seminários e outros eventos on line, e prestou apoio à rede pública de educação para o ensino remoto (liberação gratuita de softwares) e cursos de formação, nos campi Dom Pedrito e Itaqui.
Realização de ações no âmbito da Rede de Colaboração Técnica Especializada: Formação, Acompanhamento e Avaliação na Crise da Covid-19 nas Redes Públicas Municipais de Educação do Tocantins, com atuação junto a Secretários Municipais, Presidentes de Conselhos, Fóruns, técnicos, Diretores, Secretários, Coordenadores e Profissionais de Apoio. Já no Projeto Pedagogia da presença (EduCampo), a instituição realizou o mapeamento de alunos de comunidades rurais, ausentes nas atividades e/ou desistentes, com inclusão de famílias, acompanhamento e monitoria à distância.
Manutenção e ampliação com escolas municipais e estaduais nos Projetos: "Escolas e Família - instituições corresponsáveis na educação dos filhos", com cursos para pais, professores e alunos (Campus Dois Vizinhos); Núcleo de Convivência, para troca de experiências, pesquisas e atividades culturais e lúdicas, voltado a educação de surdos (Campus Guarapuava); "Brincando e Aprendendo sobre Astronomia e Astronáutica, para crianças e adolescentes em quarentena, com atividades lúdicas e vídeos educativos (Campus Pato Branco); Revitalização de laboratório de ciências de escolas públicas, com roteiros de aulas práticas e atividades com materiais de baixo custo, buscando despertar a curiosidade científica nos estudantes; Letramento Digital, com metodologias e estratégias lúdicas para ensinar tecnologias de informação e comunicação a crianças com necessidades especiais (Campus Ponta Grossa); Projeto Conexão, voltado para a implementação de práticas experimentais no ensino de física em escolas públicas e projeto Cibercultura: Possibilidades no ensino de crianças da educação infantil e aprimorando conhecimento de jovens em informática (Campus Apucarana).
Promoção do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de 0 a 24 meses de idade atendidas em creches municipais e conveniadas da Zona Norte de Porto Alegre (RS). A iniciativa é parte de projeto de Extensão Interdisciplinar, com participação dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia Medicina, Nutrição e Psicologia.
Realização de ações de suporte e acompanhamento nas escolas públicas em Juiz de Fora e Governador Valadares.
Criação do projeto "UFLA Solidária": rede solidária que, além de distribuir alimentos e itens de higiene, atuou também no desenvolvimento de conteúdo didático direcionados ao Ensino Fundamental em formatos digitais, complementando ações adotadas pelo município e pelo estado.
Produção de conteúdo para profissionais e estudantes da Educação Básica pelo Museu da Matemática, do Instituto de Ciências Exatas, com o intuito de contribuir com a melhoria do ensino e aprendizagem da matemática, especialmente no período de isolamento.
Lançamento do Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica (LabInova) e o Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie), em parceria com o MEC, para a capacitação de professores e gestores de todas as regiões do país para a melhor utilização de TICs e formação continuada de professores da rede pública de ensino em inovação e tecnologias educacionais.
Capacitação de professores da rede pública de ensino para atuarem como tutores em cursos a distância, oferecendo treinamento em temas relevantes e atuais para o campo das Letras, das Tecnologias e da Educação. Iniciativa de projeto de Extensão do Centro de Letras e Comunicação da UFPel.
Realização de ações formativas integradas às Atividades Curriculares Complementares na Rede Estadual de Educação Básica.
Priorização da realização de estágios curriculares e projetos de Pesquisa e Extensão de forma remota nas escolas das redes estadual e municipais pelo Fórum das Licenciaturas.
Criação do projeto “Conhecendo os alimentos: atividades coletivas educativas destinadas à promoção de boas práticas alimentares nas escolas”.
Desenvolvimento do projeto: "Tertúlias Pedagógicas do Pampa: formação acadêmico-profissional para gestores escolares sobre Atendimento Educacional Especializado" (Campus Bagé).
Desenvolvimento de ações de apoio às escolas-campo com diversas atividades remotas e presenciais, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED), envolvendo licenciandos (Pibid e residentes) no acompanhamento das aulas dos professores supervisores, auxílio às atividades com alunos, planejamento e execução de intervenções didáticas, elaboração de unidades didáticas extracurriculares para contra-turno, atividades educacionais, planejamento e produção de recursos e materiais didáticos, com uso de tecnologias digitais durante a pandemia, atendimento a estudantes com defasagens e dificuldades, realização de aulas e suporte à realização de aulas remotas ou híbridas.
Lançamento do Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica (LabInova) e do Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie), em parceria com o MEC, para a capacitação de professores e gestores de todas as regiões do país para a melhor utilização de TICs e formação continuada de professores da rede pública de ensino em inovação e tecnologias educacionais.
Disponibilização de curso preparatório em parceria com Secretaria da Educação do Estado da Bahia para egressos do ensino médio da Rede Pública de Ensino para o processo seletivo de acesso ao Ensino Superior.
Realização de palestras Interdisciplinares e Oficinas de Produção Textual para o Enem.
Desenvolvimento do projeto "Cursinho popular online: auxílio na preparação para o ENEM e fortalecimento do ensino - aprendizagem". (Campus Apucarana).