Disponibilização de auxílio técnico a agroindústrias familiares em Santo Antônio da Patrulha.
Implementação do Projeto Caminhos da Inovação em empresas pós-Covid-19. Iniciativa se dedicou a acolher, compilar em um unico documento e disseminar políticas públicas de fomento e estímulo à inovação em Pequenas e Médias Empresas (PMEs) na região do ABC.
Criação de iniciativas no campo da geração de trabalho e renda através da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop/UFJF).
Construção de rede de cooperação e troca de serviços entre produtores a partir do Mapa Territorial de Associações Socioeconômicas Lavrenses, que contribuiu com a localização de membros das associações socioeconômicas da cidade.
Capacitação e contratação de serviços de costureiras das comunidades do entorno do campus para a confecção de máscaras no âmbito do Projeto Máscaras pela Vida.
Disponibilização de assistência a catadores de materiais recicláveis, auxiliando no diálogo com órgãos públicos, visando a proteção contra a Covid-19 e com a geração de fontes alternativas de renda. Ação realizada pelo Núcleo Alter-Nativas de Produção da Escola de Engenharia.
Aquisição de alimentos oriundos da produção familiar da região metropolitana de Santarém para apoio a agricultura familiar na comercialização da produção agroextrativista durante o período da pandemia.
Desenvolvimento de centenas de atividades voltadas à defesa dos direitos humanos e de condições dignas de vida, em projetos com ações associadas às políticas de minimização dos efeitos da Covid-19, com atividades englobam eventos, assessoria/consultoria, cursos, projetos, publicações e produções, realizados por todos os campi da universidade. As ações abordaram as temáticas de Trabalho, Tecnologia e Produção, Saúde, Multidisciplinar, Meio Ambiente, Educação, Direitos Humanos e Justiça, Cultura e Comunicação, com abrangência local, regional e nacional, envolvendo a comunidade universitária e a comunidade externa, profissionais e pacientes do sistema público de saúde, alunos das escolas públicas e privadas de educação básica e a população em geral.
Implementação da plataforma digital "Alimento de origem – Feira é em Casa”, para auxiliar produtores da agricultura familiar, cooperativas e associações no escoamento e comercialização de produtos, em Frederico Westphalen.
Criação de projetos de Extensão em apoio a produção de alimentos e agroecologia, assim como voltados ao acompanhamento de coletivos pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares.
Criação de ciclo de palestras para produtores rurais do Distrito Federal durante a pandemia, por meio de projeto de Extensão, com atividades realizadas à distância.
Criação dos projetos "Incubação de empreendimentos econômicos solidários (EES)", na Fronteira da Paz/RS, no campus Santana do Livramento, e "Ecosul - Redes de Cooperação e Solidariedade", no Campus Dom Pedrito.
Desenvolvimento do projeto de Extensão "Apoio Tecnológico ao Cultivo de Cogumelos na região de Dois Vizinhos", com fomento da PROREC, com capacitação e assessoria para aprimoramento de produtos e processos. Criação de infraestrutura local para atender produtores na obtenção de insumos e no escoamento da produção (Campus Dois Vizinhos) e atuação do Programa Incubadora de empreendedorismo social e economia solidária (Campus Apucarana).
Disponibilização de orientação contábil para micro, pequenas e médias empresas atingidas pela crise.
Desenvolvimento de projetos na área de zootecnia, com atuação junto aos pequenos produtores da região no manejo nutricional de animais, melhorias na produção de leite e derivados, além do acompanhamento das condições sanitárias de produção.
Desenvolvimento do projeto "Gestão em tempos de crise: oficina de negócios e mudanças de paradigmas empresariais".
Publicação de edital específico em Direitos Humanos e Saúde, com ações interprofissionais e interdisciplinares. Entre os projetos, a "Frente Pró-Armazém do Campo - Vale do Rio Doce", "Quintais Produtivos: da comercialização de alimentos à autonomia das mulheres camponesas"; "Estilo de Vida Esportivo para Adolescentes em Vulnerabilidade Clínica"; "Assistência de Radiologia Odontológica; Saúde e Bem-estar da Mulher"; "Autocuidado apoiado no envelhecimento" e acompanhamento nutricional de mulheres.
Disponibilização de assistência a catadores de materiais recicláveis via Núcleo Alter-Nativas de Produção da Escola de Engenharia, auxiliando no diálogo com órgãos públicos, visando a proteção contra a Covid-19 e a geração de fontes alternativas de renda.
Realização de ações das empresas juniores da UFRN durante o período de isolamento social, como forma de contribuir com a sociedade em meio ao cenário de crise socioeconômica. Oferecidas por meio das redes sociais, as atividades ajudam empresas, organizações públicas, estudantes e a comunidade em geral a desenvolver estratégias para se adaptar ao momento e conseguir manter o seu trabalho de forma segura, com a garantia da efetividade dos projetos e negócios como for possível.
Divulgação de comerciantes e prestadores de serviços que realizam entrega de produtos em domicílio por meio da plataforma “Entrega São João del Rei”.
Criação da "NÓS - Rede de apoio a trabalhadores e microempreendedores", um projeto de mentoria e orientações a trabalhadores com dificuldades na crise da Covid-19, oferecendo assessoria em direito trabalhista, finanças pessoais e empresariais, marketing, saúde e segurança no trabalho. Houve também a implementação do projeto distanciamento social em REDE, em Frederico Westphalen, para auxiliar micro e pequenas empresas e trabalhadores formais e informais a fortalecer o relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros, com consultoria de comunicação.
Publicação de editais específicos para projetos de Extensão em apoio a geração de emprego, renda e a novos negócios.
Criação do projeto de Extensão "Educação Financeira para Vencer Crises", com atividades de comunicação, informação e educação.
Desenvolvimento de projeto de Extensão no Campus de São Borja, que objetivou auxiliar informais e pequenos negócios a sobreviver na pandemia. A iniciativa Apoie SB foi premiada no Siepe.
Desenvolvimento dos projetos de Extensão: “Gestão Empresarial”, para atender empresas na pandemia, ofertando diagnóstico e orientação no processo de gestão (Campus Pato Branco); "Gestão Empreendedora (PEGE)", do Dep. de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e IUT-Incubadora de Inovações e do Hotel Tecnológico, visando capacitar empresas e órgãos do setor produtivo local, para pensar e agir de forma qualificada no cenário econômico e social pós-pandemia (Projeto com Selo SESI ODS 2020 na Categoria “Ações Pós-pandemia”) e projeto "Adaptação de Cardápios para o Braille em Restaurantes Afetados pela Pandemia da Covid-19", contemplado no Programa IF Mais Empreendedor Nacional (Campus Cornélio Procópio).
Divulgação da entregas de feirantes através de campanha #FazaFeiraAlagoas, apoiada pelos estudantes.
Prestação de apoio ao projeto “AGROUFAM em Casa: feira da produção familiar delivery no contexto da pandemia de Covid-19.”
Atuação no apoio à pequenos produtores e agricultores familiares para a criação de estratégias coletivas de comercialização de alimentos agroecológicos, com entrega em domicílio, por meio de projeto vinculado ao Instituto de Geociências (IGC),
Assessoramento a produtores(as) rurais na formação de coletivos para divulgação dos produtos, realização de feiras orgânicas e distribuição de alimentos.
Atuação no apoio à agricultura familiar, estimulando encomendas de produtos da Feira de Produtos Orgânicos (FEPOUT) com ponto de entrega na universidade (Campus Pato Branco).
Prestação de apoio à criação de Catálogo Virtual produzido pelo Programa Colmeia Solidária, vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas (FACE), que reúne grupos de economia solidária e agroecologia de BH e região, para a divulgação e comercialização de produtos.
Desenvolvimento de sistema para que microempreendedores possam criar lojas virtuais gratuitamente.
Desenvolvimento do projeto de Extensão: "Conectar: Uma plataforma web colaborativa para auxiliar o impulsionamento do negócio local", com fomento da PROREC. O objetivo da iniciativa é prover oportunidades para que jovens idealizadores consigam transformar seus projetos inovadores em produtos reais, e auxiliar pequenos empreendedores a impulsionarem seus negócios por meio de soluções digitais. (Campus Dois Vizinhos).