Distribuição e produção de EPIs em parcerias com prefeituras. Por iniciativa dos estudantes, foram realizadas doações via plataforma digital de máscaras, kits de limpeza das mãos e implementação de placas explicativas sobre higienização. A universidade também atuou na criação de minimanuais de orientação à população, no desenvolvimento de clipes de óculos de proteção para profissionais da saúde (no Laboratório de Tecnologia 3D), escudos faciais e aventais descartáveis.
Produção e distribuição de face shields pelos Laboratório de Computação Científica e Visualização e Laboratório de Fabricação. Houve também a produção e distribuição de máscaras de tecido e capotes para o HU pela Escola Técnica de Artes.
Distribuição de máscaras transparentes para instituições que trabalham com surdos via Pró-Reitoria de Extensão, por meio do Departamento de Políticas Afirmativas.
Produção de álcool gel pelo Instituto de Química e da Faculdade de Farmácia nos campi de Salvador e no Instituto Multidisciplinar em Saúde no campus de Vitória da Conquista, e produção de Face Shields utilizando impressoras 3D (Escola Politécnica e do Instituto de Humanidade, Artes e Ciência).
Produção de EPIs com a impressão de máscaras - modelo Face Shield, máscaras de óxido de zinco, lâminas para vídeo laringoscopia e peças para respiradores - para serem distribuídos a profissionais da linha de frente da UFCSPA e Santa Casa.
Produção de protetores faciais, além da produção e doação de máscaras de tecido para comunidades em situação de vulnerabilidade e entidades assistenciais.
Confecção de máscaras protetoras faciais nas dez impressoras 3D dos laboratórios em parcerias com Cicopel, Rotary Club, Senai, Sebrae, Abinfer, Fapeg e Funape. No computo total, o Projeto EPI-UFG produziu 234.956 unidades do material, e ajudou outras tantas pessoas a fazerem suas próprias peças, com a publicação de tutoriais no site do projeto.
Atuação na produção de EPI's para a prototipagem rápida para agentes de saúde em atendimento a pacientes com Covid-19; na fabricação de máscaras de proteção e EPIs através de impressoras 3D; e de aplicadores de álcool em gel/líquido para as mãos por acionamento com os pés.
Distribuição de máscaras para moradores do entorno dos campi, confeccionadas por costureiras do projeto "Máscaras pela Vida".
Articulação dos pesquisadores do Departamento de Química com outras instituições para produção de álcool gel 70% e protetores faciais de baixo custo, com o uso de impressoras 3D, entregues para profissionais da saúde da linha de frente da Covid-19.
Produção e distribução de mil máscaras de tecido para estudantes e população em geral e mais de 4 mil face-shields para profissionais da saúde.
Criação de parcerias para aumentar as doações de máscaras de proteção facial a partir da atuação de professores do Departamento de Computação e Sistemas.
Produção de máscaras de proteção para os profissionais da área de saúde utilizando as impressoras 3D dos laboratórios da universidade em parceria com IFPA.
Produção de protetores faciais de acetato em impressoras 3D para seis hospitais e mais de vinte unidades de saúde, pelo Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências da Saúde (LNP/ICS) em parceria com Instituto Federal do Pará (IFPA). A instituição também foi responsável pela produção de protetores tipo face shield pelo Laboratório de Modelagem, Simulação e Controle de Sistemas (LaMoSiC) para doação ao Complexo Hospitalar Universitário e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Abaetetuba.
Atuação na produção de álcool gel e face shields para suprir a falta destes materiais no início da pandemia.
Participação de laboratórios dos diversos campi em ação integrada para impressão de EPIs para equipes de saúde à frente da pandemia, com impressoras 3D. Produção de estruturas para máscaras, protetores de leitos e protetores faciais desenvolvidos e manufaturados na universidade.
Distribuição de EPIs aos professores, técnicos, discentes e residentes que trabalham na área de saúde (medicina, enfermagem e nutrição) atuando em diversos municípios do estado da Bahia no enfrentamento à Covid-19.
Produção e distribuição de protetores faciais para profissionais de saúde e limpeza em ambientes hospitalares.
Produção de protetores faciais a base de folha de acetato transparente e suporte de PLA criados em impressoras 3D e doados para profissionais de saúde.
Desenvolvimento de ações sociais por meio do projeto de Extensão “Educando para a cidadania”, com iniciativas realizadas em parceria com a Associação Asas da Esperança e Liberdade (ASELIAS). A instituição foi responsável pela arrecadação de doações de pessoas físicas de produtos de limpeza e máscaras de proteção, eletrodomésticos (fogões, geladeira e lava-roupas) que foram entregues para o público-alvo do projeto: catadores que trabalham no lixão municipal de Teixeira de Freitas. Por meio da Pró-Reitoria de Extensão, houve a doação de máscaras e luvas nitrílicas à Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna.
Produção e distribuição de escudos faciais para instituições como Santa Casa, SAMU, UPA, UBS, PSF, casa de cuidados de idosos, entre outras instituições em São Carlos e demais municípios da região, por meio do projeto FaceShields UFSCar. No total, 90 cidades foram beneficiadas, contando com a atuação de pesquisadores e estudantes de diversos setores da universidade, em projeto de Extensão apoiado por empresas em sua execução.
Confecção e distribuição de máscaras caseiras para famílias em situação de vulnerabilidade e entidades municipais, incentivando o trabalho voluntário, a prevenção e enfrentamento da Covid-19. Houve também a distribuição de outros EPIs e protetores faciais, via impressões 3D, bem como peças de respiradores, visando aumentar a capacidade dos aparelhos (mais de 6 mil peças já foram produzidas e entregues para diferentes entidades do RS).
Produção de protetores faciais usando impressão em 3D doados a hospitais da cidade.
Produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) do tipo face shield e 50 mil máscaras cirúrgicas, posteriormente doadas aos profissionais de saúde na Unidade de Atenção Especializada em Saúde (UAES), hospitais municipais e unidades básicas do município de Viçosa.
Produção e distribuição de face shields para comunidade acadêmica, quilombolas, indígenas, unidades de saúde, órgãos governamentais relacionados a saúde e segurança pública. A universidade também foi disponibilizou insumos para a segurança de profissionais de saúde do estado do Tocantins.
Desenvolvimento dos projetos: "Produção de Máscaras de Pano para Comunidades em Situação de Vulnerabilidade"; "Desenvolvimento de máscara e luvas úmidas de proteção"; "Máscara com Nanotecnologia para Filtragem do Covid-19" e "Produção Vida 2020 Faceshield".
Produção e distribuição de EPIs para os profissionais da linha de frente, incluindo tecnologias sustentáveis para descontaminação e fabricação dos equipamentos, incluindo face shields e álcool gel.
Doação de luvas cirúrgicas para as Secretarias de Saúde Municipais, com produção e distribuição de máscaras (de impressora 3D e caseiras) para hospitais da região, nos campi São Gabriel, Dom Pedrito e Uruguaiana.
Atuou voltada para a confecção de máscaras descartáveis e em tecido, protetores faciais (face shields) e outros EPIs (incluindo impressão 3D), distribuídos aos hospitais, secretarias de saúde, escolas municipais e estaduais, entidades assistenciais e comunidades em situação de vulnerabilidade social, da região, atendendo diversas cidades do estado do Paraná e do estado de São Paulo (Campus Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Cornélio Procópio, Toledo, Campo Mourão, Curitiba, Dois Vizinhos, Guarapuava, Santa Helena).
Produção de álcool gel e álcool glicerinado para atender demandas do Hospital de Campanha instalado no campus Santo André e no Hospital Mário Covas.
Criação do Projeto Mãos que Salvam, em julho de 2020. A iniciativa executada por alunos do curso de Enfermagem da universidade realizou entrega de álcool em gel e sabonete líquido para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Educandário Santa Margarida (casa de acolhimento para crianças), motoristas de ônibus, garis e pessoas em situação de rua. Foram distribuídos, aproximadamente, 100kg de álcool em gel.
Produção de insumos saneantes destinados ao HU e distribuídos para mais de 20 entidades assistenciais em Maceió, com doação também ao Lacen e ao hospital filantrópico em União dos Palmares, entre outros.
Produção e distribuição de cerca de 4,5 toneladas de álcool gel para estudantes, professores e técnicos da da universidade, servidores da secretaria Estadual e Municipal de Saúde e para pessoas em situação de rua.
Produção e distribuição de antissépticos à base de álcool 70% (líquido e em gel).
Produção de álcool gel 70% com polímeros de Poliglicerol como alternativa ao uso de Carbopol 940.
Produção de etanol 70% e potencialização de álcool 70%.
Produção e distribuição de mais de 3 mil barras de sabão para pessoas em condições de vulnerabilidade social pelo Centro de Ciências.
Produção e distribuição de álcool em gel para o HUUFMA e outras entidades sociais.
Realização de parceria entre pesquisadores do Departamento de Química, da Escola de Veterinária e da Faculdade de Farmácia e outras instituições (como a BR Distribuidora) para produção de álcool glicerinado 70% e álcool 80% para hospitais universitários.
Produção de álcool e compra de EPIs em parceria com MEC, assim como distribuição desses materiais para a comunidade universitária, em especial para as pessoas que atuam na linha de frente de combate à pandemia.
Produção de álcool em gel pela Indústria-Escola para a Secretaria Municipal da Saúde de Barreiras e outras instituições, ação realizada também nos campi de Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Barra. Em parceria com agricultores familiares da Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar, foram produzidos álcool 70% e sabão líquido.
Disponibilização de apoio a produção de sabonete líquido para doação em iniciativa de docente do Departamento de Farmácia, juntamente com técnico em educação.
Produção de álcool em gel 70% e álcool glicerinado 80% pela Farmácia Escola e laboratórios de pesquisa da universidade para serem utilizados pela população.
Produção de álcool em gel 70% para hospitais universitários e outras instituições parceiras pelo Laboratório de Tecnologia de Fitoterápicos (LTFito) da Faculdade de Farmácia.
Atuação focada na produção de álcool gel e face shields para suprir a falta destes materiais no início da pandemia.
Produção de álcool em gel em Curitiba, Jandaia do Sul, Palotina e no litoral, uma das primeiras ações de laboratórios da universidade destinada a diversas instituições. A instituição tornou-se uma das maiores produtoras do produto no estado.
Produção de etanol hidratado 70°, etanol glicerinado 70°, etanol gel 70°; solução sanitizante à base de hipoclorito de sódio e protetores faciais.
Criação de campanha para arrecadação de materiais de higiene e limpeza, álcool líquido e em gel 70%, desinfetante, sabão em pó e água sanitária para distribuição a população prisional.
Produção de álcool 70% pela Estação Experimental de Cana de Açúcar de Carpina (EECAC).
Prestação de apoio a produção de produtos como álcool em gel, sabonetes e demais soluções antissépticas utilizadas no combate ao novo coronavírus por meio do projeto de Extensão "Fitoprodutos na valoração econômica da Cabruca". Em parceria com o Laboratório Central (Lacen), atuou na produção e distribuição de álcool em gel para a população de risco da cidade de Porto Seguro.
Produção de álcool para o enfrentamento da pandemia por meio do projeto de Extensão “Ação Humanitária: Produção de agentes desinfectantes para combate à Covid-19”, no Campus Araras. A produção foi realizada pelo Departamento de Química e de Gestão de Resíduos, com atividades laboratoriais relacionadas à produção/distribuição de álcool glicerinado, álcool 70 GL e álcool gel, entregues para diversas instituições como órgãos públicos de São Carlos, lares de idosos e às Cooperativas de Materiais Recicláveis de Araras, Campina do Monte Alegre, São Carlos e Sorocaba.
Produção de álcool em gel pela equipe de docentes, técnicos e estudantes da graduação do curso de Farmácia e pós-graduações para Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis.
Produção de álcool em gel em várias frentes de trabalho: na Usina Piloto de Etanol do Colégio Politécnico, na Farmácia Escola do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) do departamento de Química do CCNE. Houve também a produção de sabão artesanal por meio do reaproveitamento de óleo de cozinha entregue à Prefeitura de Frederico Westphalen e região. Mais de 500 Kg foram produzidos.
Produção e distribuição de 5 mil litros de álcool com base sustentável.
Produção e doação de álcool em gel e itens de higiene para comunidades quilombolas e instituições de idosos localizadas em Viçosa e microrregião. Realização de mutirões para produção de álcool 70% e álcool gel, distribuídos para serviços essenciais da universidade e hospitais, UBS, e lares de idosos de Viçosa, Teixeiras e Porto Firme.
Produção de sabão de limpeza nos projetos "Covid-19: colaboração para a vida", focado também na produção de álcool gel para famílias do entorno do Distrito Federal. Houve também a produção de álcool em gel com nanopartículas de Prata; e produção de álcool gel empregando nova formulação e processo simplificado.
Produção e distribuição de álcool em gel por bolsistas voluntários.
Produção e disponibilização de álcool glicerinado e itens de higiene nos campi Uruguaiana, São Gabriel e Dom Pedrito. Itens como sabonetes líquidos, água sanitária e detergente líquido, foram entregues para população indígena, quilombola, pessoas privadas de liberdade, entidades assistenciais e idosos.
Produção e distribuição de produtos domissanitários como álcool gel, hipoclorito de sódio, detergente, sabonete líquido (Campus Londrina, Medianeira, Toledo, Dois Vizinhos, Santa Helena).
Produção e distribuição de álcool em gel, sabão em barra, sabonete líquido, sanitizantes e máscaras para comunidades indígenas e quilombolas. Os itens também foram entregues para a comunidade acadêmica, unidades de saúde e órgãos governamentais relacionados a saúde e segurança pública.