Realização de campanha para arrecadação de recursos materiais e financeiros, a seres utilizados nas ações de enfrentamento da Covid-19 em parceria com as Fundações Sousândrade e Josué Montello.
Concessão de bolsas da Capes, de mestrado e doutorado, em caráter emergencial, para o desenvolvimento de ações no combate à pandemia da Covid-19, oriundas de projetos alocados em 12 programas de Pós-Graduação dos Setores de Ciências Biológicas, Saúde, Tecnologia e Exatas.
Realização de parcerias com o Ministério Público do Trabalho, Fórum de Justiça do Trabalho, Ministério da Defesa e utilização de emendas parlamentares, entre outros, para financiamento de editais específicos para apoio à comunidade. Entre eles, editais de fomento artístico, voltados para o fortalecimento da capacidade produtiva e comercialização na agricultura familiar, para a saúde da mulher, discussões sobre gênero, sexualidade e violência, para o trabalho feminino e empreendedorismo, disposição de resíduos sólidos e coleta seletiva, solução de conflitos socioambientais e mineração, educação intercultural e educação de surdos. Também foram criadas parcerias para a reforma do alojamento universitário.
Criação da Chamada Prospectiva de Propostas de Projetos e Ações de Pesquisa, Inovação e Extensão para o combate à Covid-19, voltada para o financiamento interno e/ou externo de projetos e ações de vários tipos e modalidades, nas diferentes áreas, pela constituição do "Portfólio de Projetos - COPEI", organizado em 14 categorias, incluindo pesquisa epidemiológica, testes clínicos, aplicativos, iniciativas de educação, comunicação e ações junto a populações em situação de vulnerabilidade. As ações foram financiadas pelo MEC, FAP-DF, FCE-UnB, Federação Nacional das APAES, emendas parlamentares e pela própria universidade.
Criação de Chamada Interna para Projetos Especiais (Proext) para incentivar ações de combate à Covid-19 e redução dos efeitos do isolamento social na saúde da população, especialmente entre grupos em situação de vulnerabilidade, apoiando projetos: de preparo e aplicação de sanitizantes para desinfecção de ambientes públicos em 10 municípios de abrangência da Unipampa, de realização de testes diagnósticos por PCR, e de produção e doação de EPIs e itens de higiene.
Criação de fundo para arrecadar recursos à manutenção de atividades institucionais no enfrentamento à pandemia com a Fundação Médica do Rio Grande do Sul. A verba foi destinada ao desenvolvimento de estratégias operacionais para atendimento à sociedade, ao subsídio de insumos para testes rápidos, análises clínicas e a confecção de EPIs doados a profissionais e estudantes atuantes na linha de frente, bem como à aquisição e modernização de equipamentos para laboratórios multiusuários. Junto ao MEC, também realizou a captação de recursos para qualificar pesquisas aplicadas no âmbito da Covid-19.
Arrecadação de recursos materiais e financeiros a serem utilizados nas ações de enfrentamento da Covid-19 em parceria com outras fundações.
Criação de campanha para arrecadação de fundos destinados ao Complexo Hospitalar Universitário no para o atendimento à Covid-19 em parceria com Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).
Criação e assinatura de convênio com a Finatec, fundação de apoio à UnB, para a criação de um fundo de arrecadação de doações para projetos de Pesquisa, Inovação e Extensão com foco no combate à Covid-19. Processo realizado por meio do Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (CCAR) e do Subcomitê de Parcerias Institucionais e Gestão do Fundo de Doações, ligado ao Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à Covid-19 (COPEI).
Adesão ao programa “O Brasil Conta Comigo”, do governo federal, para capacitação dos profissionais da área da saúde que atuam no combate à Covid-19 em regiões onde há maior necessidade.
Criação de parcerias com IFMG, UFMG e UFV para desenvolvimento de Edital Interinstitucional para apoiar projetos de Extensão com interface em pesquisa ligadas ao enfrentamento da Covid-19, com o apoio do Ministério Público do Trabalho/Vara do Trabalho de Ouro Preto para auxílio financeiro e cessão de bolsas de iniciação cientifica.
Criação da Campanha “Vacina UFPR”, que arrecadou recursos do MPT-PR, de financiadores via Rede Vírus, do MCTI/CNPq, do Governo do Estado do Paraná (SETI-PR) e da propria universidade.
Captação de recursos externos para atividades e projetos de enfrentamento à Covid-19, com órgãos públicos e privados. Houve também a Captação de Recursos para Investimento em Equidade (CRIE), visando ampliar as ações e estratégias para acolher as demandas de assistência estudantil.
Captação de recursos para financiamento de pesquisas sobre Covid-19, via MP Nº 942, de 2 de abril de 2020, e por meio de doações do Ministério Público do Trabalho do Tocantins.
Criação de editais de incentivo à pesquisa, visando a transferência tecnológica no combate à Covid-19, selecionando projetos de servidores, com índices elevados na escala TRL, rápida passagem para estágio industrial ou pré-industrial, de produtos, processos ou serviços. Houve a priorização de transferência tecnológica ao setor produtivo em curto prazo, incluindo certificação, com duração máxima de apoio de 6 meses e meta anterior de início da transferência tecnológica (Campus Ponta Grossa).
Criação de um fundo de arrecadação de doações para projetos de Pesquisa, Inovação e Extensão com foco no combate à Covid-19 via o Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (CCAR) e do Subcomitê de Parcerias Institucionais e Gestão do Fundo de Doações, ligado ao Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à Covid-19 (COPEI) e assinatura de convênio com a Finatec.