Desenvolvimento do aplicativo "Covid Aglomerações", que identifica, por meio de geolocalização, aglomerações em raio de até 1,5 quilômetro. O app foi criado pelo Instituto de Computação da universidade.
Desenvolvimento de aplicativo para auxílio na distribuição de cestas básicas para o município de Alegre.
Desenvolvimento da Plataforma Virtual Busco Saúde para monitoramento de sintomas de Covid-19 e encaminhamento para teleconsultas e atendimento no SUS.
Desenvolvimento de tecnologia digital móvel para utilização comunitária com orientações sobre a Covid-19.
Desenvolvimento de projeto visando a criação de softwares para monitoramento de vacinação, e de aplicativo para dar assistência remota durante a pandemia do coronavírus (PROPPI).
Desenvolvimento do aplicativo totalmente gratuito "CoronaFinder PA", que tem o objetivo de fornecer orientações e recomendações a qualquer cidadão, como mapas de risco, distribuição de unidades de saúde na cidade de Belém, tutoriais sobre produção de máscaras caseiras e sua utilização correta, além de recomendações detalhadas de higienização e prevenção contra a doença.
Lançamento de modalidade de licenciamento de patentes e transferência de tecnologia de forma gratuita, via a Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT/PRPPGI/UFPel), sem recebimento de royalties para tecnologias da instituição úteis ao tratamento, prevenção, diagnóstico ou outra forma de combate à pandemia.
Desenvolvimento de aplicativo para identificar aglomerações e criação de plataforma com informações sobre coronavírus em parceria com Secretaria Estadual de Saúde.
Criação da plataforma Dycovid de monitoramento de áreas de concentração de pessoas em tempo real, com aplicativo móvel para Android e IOS que permite emitir alertas para a população e autoridades competentes.
Desenvolvimento de pesquisa: "Covid-19 em pauta: disseminação de tecnologias em saúde veiculadas no Instagram".
Desenvolvimento do aplicativo Guardiões da Saúde (GdS), com o Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica, para apoiar a vigilância ativa e participativa em saúde, em estratégia de cuidado coletivo, que conta com a contribuição voluntária da comunidade universitária para o monitoramento da Covid-19 nos campi da UFSCar, a partir do informe diário do estado de saúde da pessoa pelo aplicativo.
Criação de modelagem matemática para prever e dirimir o contágio e propagação da Covid-19.
Desenvolvimento de aplicativos para diversas ações: "Guardiões da Saúde", em parceria com Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi), para reportar como o usuário está se sentindo e ajudar pesquisadores e órgãos de saúde a monitorar a saúde geral da população; "Doarti: parceria Software para o Bem", criado por professores do curso de Engenharia de Software (UnB/Gama) e rede de profissionais e empresas; "Rede Solidária Anjos do Amanhã", com atuação junto a Vara da Infância e da Juventude do DF, para disponibilizar tecnologias; Projeto "Mia Ajuda: App para dar visibilidade a pessoas que precisam de ajuda"; Desenvolvimento de plataforma para gerenciamento de atividades em cenário de crise apoiada por comunidade de prática para Covid-19.
Atuação em diversos projetos de desenvolvimento de software, aplicativos e tecnologia para o enfrentamento da Covid-19. Na área da saúde, em parceria com outras universidades brasileiras (como UFRN, UFSC, Unicamp, USP), promoveu a implementação do software "Fique em Casa Mobile (em processo de patente) e do App SAU – Aplicativo da Saúde de Uruguaiana - com informações de saúde; e sistemas de apoio a diagnóstico, triagem e gestão dados, nos campus Uruguaiana, Alegrete, entre outros.
Desenvolvimento de aplicativo gratuito para suporte ao raciocínio clínico de enfermeiras na assistência aos pacientes com Covid-19.
Desenvolvimento de plataforma para o controle da pandemia, utilizada em diferentes municípios do estado do Paraná (Campus Santa Helena); Implementação de ações de Extensão como o "Mapa solidário", um aplicativo para ajudar a sociedade e pessoas de grupos de risco durante isolamento social, com campanhas de arrecadação, criado por servidores e alunos (Campus Toledo); Desenvolvimento de aplicativo para Cadastro de Vacinação e do app SOS Pandemia, interligando demandas de hospitais e UBS e ações voluntárias (Edital da PROREC/PROPPG e parcerias com UEPG) (Campus Ponta Grossa). Desenvolvimento do NÓS Nosso Olhar Solidário – aplicativo que visa conectar quem está buscando ajuda com quem está disposto a ajudar, por meio da divulgação de necessidades de doações e promoção de atividades solidárias voluntárias (Campus Curitiba).
Desenvolvimento de respirador/ventilador em ação conjunta dos pesquisadores dos Institutos de Computação e Medicina Veterinária.
Criação do projeto "Insumos Amazônicos e nanotecnologia - desenvolvimento de filtros biodegradáveis e antivirais para uso descartável em máscaras de proteção contra a Covid-19".
Desenvolvimento de sonda para detecção rápida do coronavírus através do sistema SPyDERMAN (Smartphone-based Pathogen Detection Resource Multiplier using Adversarial Networks), utilizando amostras de swab nasal. A iniciativa foi coordenada pelos pesquisadores do Departamento de Biotecnologia em colaboração com pesquisadores da Harvard Medical School.
Desenvolvimento de estudo sobre segurança e eficácia de ampliação do tempo de uso de máscaras faciais em um cenário de pandemia.
Desenvolvimento de metodologia de produção de emote de proteção utilizando nanocelulose.
Criação de força-tarefa para recuperação de respiradores mecânicos danificados e na criação de um respirador cinco vezes mais barato do que o existente no mercado. A criação do Projeto Pneuma também viabilizou a recuperação de 70 ventiladores mecânicos que foram entregues à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.
Adaptação de Máscaras de Mergulho Full-Face para Ventilação Não-Invasiva para Tratamento de SDRA Leve e Moderada Causado por Covid-19 através de convênio para PD&I com Município de Juiz de Fora.
Implementação de projetos de desenvolvimento tecnológico de: Cápsula inteligente de enclausuramento para pacientes positivos com Covid-19; de sistema automatizado de desinfecção de papel moeda; de protótipo de sistema automatizado de ventilação mecânica para pacientes de Covid-19 com necessidades de cuidados intensivos; e de vedação para máscaras de ventilação não invasiva com pressão positiva.
Atuação em projeto para desenvolvimento de sensor que permite o uso de ventiladores mecânicos em mais de um paciente (PROPPI).
Produção de Cápsulas de Respiradores pelo Laboratório de Tecnologia da Madeira (LTM) do Instituto de Biodiversidade e Florestas para atender a hospitais da região. As cápsulas de respiração não-invasiva estão sendo produzidas em parceria com o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). A ideia inicial foi do fisioterapeuta Jonas Rocha, que atua no HRBA, o qual adaptou uma tecnologia desenvolvida por profissionais do estado do Amazonas. As cápsulas foram instaladas em hospitais de Santarém e Região para atender a pacientes acometidos pela Covid-19.
Desenvolvimento de dispositivo que realiza a desinfecção de máscaras descartáveis do tipo N95 em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Outros projetos desenvolveram: Adaptação de máscara fullface de mergulho para ser usada como respirador e rquipamento para filtrar o ar de dentro dos protetores de leito, por filtros de quitosana com e sem nano partículas de prata, testado no HC.
Criação de protótipo de respirador artificial de baixo custo adaptado com reanimador manual (Ambu) desenvolvido pelo Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade.
Desenvolvimento de ambiente de nuvem para a utilização e manipulação de arquivos de forma remota durante a pandemia.
Desenvolvimento de projeto de produção de ventiladores mecânicos de baixo custo como solução viável para hospitais; De estudo para criação de dispositivo simples e de baixo custo para o diagnóstico rápido do novo coronavírus; De projeto para desenvolver dispositivo para manter e auxiliar na vedação adequada do sistema de intubação traqueal em pacientes em terapia intensiva e emergência intubados; De projeto dos laboratórios de Engenharia Mecânica e Elétrica para manutenção de respiradores de ar do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), destinados à Santa Casa de São Carlos para leitos de Covid-19.
Atuação na recuperação, adaptação e desenvolvimento de respiradores, em três perspectivas: recuperação de aparelhos danificados e em desuso, adaptação de modelos manuais, tornando-os automatizados e desenvolver novos, de baixo custo. Desenvolvimento de projeto para limpeza, esterilização e reesterilização com Radiação UV, utilizando a luz ultravioleta na limpeza hospitalar, como a criação de rodos UV-C e da irradiação germicida ultravioleta para esterilizar e reesterilizar EPIs.
Desenvolvimento de higienizadores para prevenção de contaminação e contribuição para manutenção de ventiladores pulmonares.
Desenvolvimento de dispositivo portátil para desinfecção de objetos e ambientes.
Desenvolvimento de projetos para: Implementação de acessório para ventilação múltipla; Criação de respirador mecânico de baixo custo com sistemas de controle em volume e pressão e adequado às condições sanitárias para pacientes em UTI devido a Covid-19; Manutenção de respiradores para ventilação invasiva utilizado no tratamento de Covid-19 que apresentam a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA); Desenvolvimento de Sistema para Redução da Concentração de Microrganismos no Ar pela Captura e Esterilização - Um Produto para Saúde para o manejo e controle da infecção do Covid-19; E Descontaminação e Processo de Reutilização de Respiradores de Máscara Facial com Filtro N95.
Desenvolvimento de inteligência artificial para diagnosticar a infecção pelo Sars-CoV-2 por meio de exames de imagem.
Desenvolvimento de projetos sobre câmaras de descontaminação para hospitais, produção/aplicação de compostos microbicidas e repelentes através de nebulização, capacetes e respiradores de ventilação mecânica invasiva e não-invasiva; de criação de sistema de esterilização de máscaras por ozônio de baixo custo, pórticos modulares para desinfecção humana, sistema de descontaminação gasosa através de radiação ultravioleta, rodo de luz ultravioleta para esterilização de corredores hospitalares e dispositivo eletrônico de baixo custo para exercícios respiratórios.
Elaboração de pesquisas no Instituto de Geociências e do Instituto de Física, e Escola Politécnica para o desenvolvimento de estratégias de descontaminação rápida e eficiente de objetos, equipamentos e pessoas.
Desenvolvimento de protetor facial leve, melhor adaptado ao rosto do usuário e com baixo índice de embaçamento, pela equipe de professores de Design.
Desenvolvimento de projeto para confecção de máscaras de proteção (tipo face Shields) usando impressora 3D (PROPPI).
Participando em ação integrada para a impressão de EPIs para equipes de saúde à frente da pandemia, em impressoras 3D, produzindo estruturas de máscaras, armações de faceshields, entre outros. Iniciativa de laboratórios dos diferentes campi.
Realização de testes de capacidade filtrante a aerossois de diversos materiais para prevenção à Covid 19 pelo Instituto de Física.
Desenvolvimento de pesquisas sobre viseiras para profissionais da saúde (Campus Santa Helena); criação de capa individual para desinfecção dos profissionais de saúde, em material polimérico flexível, dotado de gerador de ozônio acoplado (Campus Curitiba) e capacete de ventilação não invasiva (NIV-Helmet), frutos de parcerias entre Frenobrás e Hospital São Vicente. Criação de Rodo de Luz Ultravioleta para esterilização de corredores hospitalares e estabelecimento de parcerias com o Hospital São Vicente; Desenvolvimento de joystick de baixo custo para exercícios respiratórios, com dispositivo eletrônico conectado ao computador no qual um paciente controla jogos gratuitos disponíveis na internet, associados a exercícios de sopros e sucções (Campus Guarapuava).