Realização de pesquisa sobre a saúde mental de profissionais da saúde durante o combate à Covid-19 e estudo sobre impacto da vacinação contra a Covid-19 entre profissionais da saúde.
Realização de pesquisa sobre o impacto da pandemiana prática profissional dos cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal do Maranhão.
Desenvolvimento da pesquisa "Epidemiologia Molecular do Coronavírus Sars-CoV-2 no RS: Relações filogenômicas, análise de mutações e detecção de coinfecções - Impacto econômico e social", contemplada no edital da FAPERGS 06/2020.
Realização de pesquisa sobre os impactos de gestão esportiva nas equipes de voleibol participantes da superliga 2019/2020 decorrentes da pandemia da Covid-19.
Realização de pesquisas pelo Núcleos de Estudos da Faculdade de Ciências Econômicas que apontam impactos positivos do investimento no combate ao coronavirus na economia regional e nacional, e na geração de empregos. Com o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), a instituição garantiu participação na plataforma World Pandemic Research Network (WPRN), com 100 instituições acadêmicas publicizando pesquisas sobre impactos socioeconômicos da Covid-19.
Realização de pesquisas sobre impactos na saúde mental, riscos ocupacionais e outros efeitos da pandemia sobre profissionais da saúde e assistência social.
Condução de estudo com o objetivo de investigar os impactos da Covid-19 nas relações sociais, econômicas e culturais dos alunos da UFPel.
Atuação em redes com Fiocruz, UERJ e PUC-Rio no enfrentamento da Covid-19 nas favelas do RJ, com financiamento da ALERJ.
Desenvolvimento da pesquisa "Pandemia do Covid-19: oportunidade para avaliar a influência da atividade turística no Parque Natural Municipal Marinho do Recife de Fora".
Desenvolvimento de projeto de mapeamento dos impactos da Covid-19 sobre a agricultura familiar dos municípios da microrregião de Itapeva (SP) pelo Campus Lagoa do Sino.
Desenvolvimento da Pesquisa "(In)segurança financeira em virtude da pandemia", com o objetivo de avaliar a mudança na situação financeira dos brasileiros em função da pandemia de Covid-19.
Produção de estudo que analisou impactos da abertura do comércio em Uberlândia durante a pandemia e indicadores da Covid-19.
Produção das pesquisas "Cartografia da Covid-19 a partir da notificação de mulheres no Distrito Federal"; "Gestão Penitenciária no Contexto de Covid-19: Dinâmica relacional gestores e internos no enfrentamento aos efeitos da pandemia nos presídios de Brasília/DF e Fortaleza/CE"; "Alimentar a cidade: o impacto econômico e social provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no setor de alimentação em Brasília – DF."
Implementação de projetos de pesquisa sobre como a pandemia impactou as desigualdades sociais em territórios de São Paulo, em temas como a fome; violência de gênero; trabalho, renda e moradia; e saúde mental. Produção de estudos sobre o aumento na frequência de consumo de álcool e perspectivas do sistema alimentar brasileiro.
Criação de pesquisa no no Campus Itaqui sobre o "Agronegócio em tempos de pandemia", com estudantes envolvidos na aplicação de questionários.
Realização de pesquisas e análises de Impacto Econômico da pandemia da Covid-19 (Campus Londrina) e das mudanças de cenários pós-pandemia, no intuito de colaborar na tomada de decisão e entender como a sociedade se comportou e está se comportando nesse período pós retomada gradativa das atividades presenciais (Campus Santa Helena).
Realização de pesquisas sobre o uso de ferramentas de qualidade na análise de riscos e ações preventivas nas agroindústrias familiares de Santo Antônio de Patrulha.
Produção de estudos para avaliar o impacto da pandemia do ponto de vista socioeconômico, incluindo temas como grandes centros urbanos, trabalho docente, impactos sobre infância, idosos, povos Indígenas e comunidades quilombolas, profissionais das áreas da Saúde e da Assistência Social.
Lançamento do relatório "Pandemia Covid-19: O caráter emergencial das transferências de renda direta e indireta para a população em situação de vulnerabilidade do Estado de Goiás” por professores do Instituto de Estudos Socioambientais.
Produção de estudos sobre a disseminação da Covid-19 segundo aspectos sociodemográficos, clínicos e de acesso a serviços de saúde; Avaliação do impacto da pandemia sobre quilombos; E análise das relações entre medidas de isolamento social, vulnerabilidade e índices de letalidade.
Produção e divulgação de informações sobre a situação social e econômica do país pelo Observatório Social da Covid-19, criado no Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da universidade. A iniciativa visa fundamentar decisões na implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas, bem como informar ausências e suas implicações frente à crise pandêmica.
Desenvolvimento da pesquisa: "Co-ocorrência de infecções por Covid-19 em populações sob pressão infecciosa por arboviroses e outras doenças parasitárias tropicais: efeitos de habitats urbanos e florestais sob distúrbio crônico, e riscos regionais de doenças tropicais em zonas de pobreza" (CAPES).
Produção de estudo de prevalência, de vigilância epidemiológica e de biomarcadores da infecção por Sars-CoV-2 em áreas urbana e indígena no estado do Pará; Análise de impactos da Covid-19 no modo de vida dos comunitários do furo Maracapucu-Abaetetuba-Pará.
Desenvolvimento da pesquisa de "Diagnóstico e Enfrentamento à Covid-19 entre Migrantes e Refugiados", visando levantar dados sobre os impactos no RS, orientar as ações emergenciais e estratégias dirigidas ao Poder Público, voltadas à prevenção, proteção e acesso a direitos da população migrante e refugiada no estado.
Produção de estudos sobre impactos da pandemia no espaço doméstico, sobre condições de habitação e Covid-19. Desenvolvimento de Observatório Jurídico organizado por estudantes.
Desenvolvimento de pesquisas sobre consequências da pandemia do Covid-19 para estrangeiros (imigrantes e refugiados), indígenas e pessoas com deficiência, que analisaram como tornar o sistema de proteção social responsivo a choques e fizeram correlações entre variações climáticas e a disseminação do novo coronavírus no Brasil.
Mapeamento de áreas e populações em situação de vulnerabilidade frente à Covid-19 em Redenção.
Desenvolvimento da pesquisa "Avaliação da Qualidade de Vida, Aspectos Físicos e Emocionais decorrente da pandemia de Coronavírus de usuários e profissionais do serviço de saúde em situação de vulnerabilidade: marcadores, geoprocessamento e projeção para a Fronteira Oeste do RS".
Desenvolvimento de tecnologias sociais em saneamento urbano para populações em situação de vulnerabilidade social (Campus Apucarana).
Atuação do Observatório Social da Covid-19, criado no Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, para produção e divulgação de informações sobre a situação social e econômica do país, visando fundamentar decisões na implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas, bem como informar ausências e suas implicações frente à crise pandêmica.
Realização da análise de estratégias de prevenção e controle da Covid-19 a partir de municípios e estado em diferentes períodos da pandemia.
Participação em pesquisa que aponta fracasso na gestão dos sistemas de saúde de Brasil e México contra a pandemia, no qual os autores apresentam e aplicam o conceito de Punt Politics para avaliar as medidas de contenção da Covid-19 nestes dois epicentros da pandemia.
Criação do Observatório Socioeconômico, projeto que visa verificar os impactos socioeconômicos causados pela Covid-19 na economia e sociedade do RS, macrorregiões brasileiras e nacional, estimando cenários de recuperação para as economias e realidades sociais de cada localidade.
Desenvolvimento de pesquisas sobre políticas sociais e educacionais em diferentes contextos no enfrentamento da Covid-19 e para outras situações emergenciais; Impactos da pandemia para a psicologia nas políticas públicas; Implicações da Covid-19 para a proteção social; Impacto no Sistema de Previdência Brasileiro; Ações mitigadoras durante a Pandemia e perspectivas para políticas habitacionais; Mobilidade urbana; Avaliação da gestão de resíduos sólidos entre comunidade acadêmica durante a pandemia; Eleições nos Tempos do Covid-19.
Produção de pesquisa multicêntrica que estuda políticas públicas voltadas às famílias diante da pandemia.
Criação do projeto "A pandemia nas prisões: estratégias para redução da superlotação carcerária".
Desenvolvimento de pesquisa para avaliar a forma como os Corpos de Bombeiros do Brasil atuaram frente às demandas criadas pela pandemia do coronavírus (Campus Ponta Grossa).
Desenvolvimento de estudo interdisciplinar na pesquisa: "Enfrentamento Social da Covid-19", sobre aspectos que colaboram com o contingenciamento dos efeitos sociais negativos causados pela pandemia, aumentando o bem-estar social.
Desenvolvimento da pesquisa "Respostas indígenas à pandemia de Covid-19: arranjos sociais e saúde global".
Desenvolvimento de pesquisas sobre Covid-19 e relações socioambientais (empoderamento de Redes Locais para acesso à água como direito); sobre Cidades saudáveis, agroecologia e soberania alimentar: (Re)significação para enfrentamento do Covid-19 nas regiões periurbanas e periféricas do DF; e liga de saúde da família e comunidade na promoção à saúde.
Realização das pesquisas "A Pandemia de 2020 e o Princípio da Fraternidade"; "Fomentando a colaboração para a contenção da Covid-19"; "Covid-19: Memórias linguísticas, documentando a experiência da Covid-19 no RS"; e "Percepção da população de Itaqui sobre a pandemia de coronavírus".
Publicação de editais específicos de apoio a pesquisa e ações destinadas ao combate da Covid-19. A instituição apoiou a realização de pesquisas com consumidores e população em geral para verificar mudanças de hábitos e comportamentos nesse período (Campus Santa Helena).